quarta-feira, 24 de novembro de 2021

1ª Romaria da Medalha Milagrosa levará fiéis a Prudentópolis no dia de Nossa Senhora das Graças

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JORNAL HOJE CENTRO SUL Imagem: Divulgação
Neste ano, o dia de Nossa Senhora das Graças – 27 de novembro –, será marcado pela 1ª Romaria da Medalha Milagrosa em Prudentópolis.  As atividades terão início na manhã do dia 27, com uma visita ao monumento de Nossa Senhora das Graças, em Irati. Logo após, os fiéis seguem para Prudentópolis, onde terão acesso a diversos atrativos turísticos.
“Serão dois dias em que os peregrinos estarão reunidos para agradecer a passagem de um período conturbado por conta da pandemia da Covid-19, e celebrar a vida e a saúde, por meio de orações e visitas a lugares sagrados”, conta Silvana do Nascimento, uma das organizadoras da romaria e proprietária da Tópolis Turismo e Aventura.
Continua depois da publicidade
Segundo ela, há muitos anos devotos de Nossa Senhora das Graças costumam ir a pé até a Santa de Irati ou até o Santuário de Prudentópolis. Alguns caminham 20 quilômetros ou mais para agradecer e pedir por graças. Silvana conta que estas atividades eram feitas apenas por pequenos grupos, porém, este ano sua agência organizou um pacote de viagens para atrair pessoas de outras cidades interessadas no Turismo Religioso.
Nesta iniciativa, a Tópolis Turismo e Aventura atua em parceria com a operadora Prudentópolis Turismo, Prefeitura Municipal de Prudentópolis e igrejas São João Batista, São Josafat e Imaculada Conceição.
“Decidimos organizar isso para trazer pessoas de outras cidades, mas não deixar esses turistas ‘soltos’. Fazer um trabalho receptivo para que eles conheçam, façam suas orações, mas tenham locais exatos de almoço, jantar e hospedagem. Ou seja, o peregrino terá conforto para conhecer a religiosidade e a cultura da nossa cidade”, explica Silvana.
A secretária Municipal de Turismo, Cristiane Boiko Rossetim, destaca que Prudentópolis é a Capital da Oração do estado do Paraná e o Turismo Religioso é um forte atrativo na região. “Muitos turistas e visitantes querem conhecer a devoção e fé aqui presentes. As igrejas e as comunidades religiosas estão se preparando para receber os romeiros agora neste mês, isso tudo vai melhorar ainda mais o nosso turismo. Convido a todos para participar desta devoção Mariana e conhecer esse roteiro especial”, disse a secretária.
Continua depois da publicidade
A proposta é de que a romaria aconteça todos os anos, sendo que poderá ser ampliada com mais pontos turísticos e participação de outros municípios da região.
Programação Romaria
A Romaria da Medalha Milagrosa inicia no sábado (27), às 9h30, na Colina Nossa Senhora das Graças de Irati; em seguida os peregrinos irão para Prudentópolis, com chegada prevista para às 11h no Santuário Nossa Senhora das Graças, onde serão recepcionados com uma bênção do padre Martin Antônio Haubert e almoço no pavilhão da igreja.
Durante a tarde ocorrerão visitas ao Museu do Milênio, Museu das Servas de Maria Imaculada, Casa da Memória da Irmã Anatólia, Oratório de Santa Marina, Igreja São João Batista e Igreja São Josafat. Após o jantar, os fiéis poderão participar, às 20h30, da procissão luminosa com velas desde o lago municipal até o Santuário Nossa Senhora das Graças. A hospedagem será nos hotéis de Prudentópolis.
No domingo (28), os peregrinos poderão participar da missa na igreja São Josafat às 8h. Em seguida, farão visitas a igrejas da área rural do município. Inicialmente conhecerão a igreja Nossa Senhora do Patrocínio, em Linha Esperança, e depois a igreja São Demétrio, em Linha Barra Vermelha. Nesta localidade será servido o almoço aos romeiros, com recepção e bênção dos alimentos pelo bispo Eparca Dom Meron Mazur OSBM – Ordem de São Basílio Magno.
Após o almoço, os turistas seguirão até o Monumento Natural Salto São João. A última parada será na Catedral Imaculada Conceição, onde o bispo fará uma oração especial, com entrega dos certificados de “Romeiro de Prudentópolis”, por fim os turistas retornarão às cidades de origem.
Continua depois da publicidade
Este pacote de viagens para dois dias foi dividido em três opções: 1ª opção – entradas nos locais, almoço para os dois dias, kit para a procissão de velas, transporte interno, guias de turismo, suportes de receptivo local, por R$ 199,00; 2ª opção – todos os itens da 1ª opção mais uma noite de hospedagem, por R$ 299,00; 3ª opção – todos os itens da 1ª e 2ª opção mais o transporte desde Curitiba, por R$ 399,00. Interessados podem entrar em contato com a agência Tópolis Turismo e Aventura pelo telefone (42) 99860-9127.
Santuário Nossa Senhora das Graças
Além de receber a 1ª Romaria da Medalha Milagrosa, o Santuário Nossa Senhora das Graças de Prudentópolis preparou algumas celebrações especiais para os dias 27 e 28. No sábado ocorrerão missas às 7h, 14h, 19h30.  No domingo será realizado o sorteio do show de prêmios.  Tanto no sábado quanto no domingo será servido almoço, porém, é necessário adquirir o cartão antecipadamente, pois, por conta da pandemia o número de pessoas será limitado. Interessados podem entrar em contato pelo telefone (42) 3446-1450.
Colina Nossa Senhora das Graças
Na Colina Nossa Senhora das Graças de Irati serão celebradas missas às 10h e às 19h30 no sábado (27). Haverá oração de Ave Maria o dia todo e venda de pastel, sonho e bolos em prol da manutenção da imagem.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.