sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Silvânia Costa é bicampeã paralímpica no salto em distância T11 nas Paralimpíadas

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Wander Roberto
Só deu Brasil no início do primeiro dia do atletismo nas Paralimpíadas de Tóquio. Até agora, os únicos dois ouros da modalidade são brasileiros. Depois da conquista de Yeltsin Jacques nos 5000m T11, foi a vez de Silvânia Costa se tornar bicampeã paralímpica do salto em distância T11, para cegos. E mais uma vez foi com emoção. Na Rio 2016, Silvânia garantiu a medalha no sexto e último salto. Na noite desta quinta-feira (26/8), manhã em Tóquio, ela foi um pouco mais boazinha com o coração dos torcedores e conquistou o lugar mais alto do pódio no quinto salto, o penúltimo, ao bater a marca de 5 metros, cravadinhos. Isso depois de ter queimado as duas primeiras tentativas e ter feito saltos que não lhe dariam nem o bronze nas duas seguintes. 
Continua depois da publicidade
Em 2016, Silvânia estava grávida de três meses, sem saber, quando ganhou sua medalha. Em 2019, foi punida por doping e passou os últimos dois anos longe de competições. No meio do caminho, ainda teve a pandemia. Somente nos últimos cinco meses ela pôde retomar o ritmo de treinamento normal. Em entrevista à SporTV após a medalha, a atleta lembrou cada percalço enfrentado nos cinco anos entre um ouro e outro.  
- Mesmo antes do final da prova eu já estava comemorando o quinto salto. Nosso trabalho foi realizado com sucesso. Não foi uma prova fácil. Eu entrei e tive que ir pra cima, com muita garra ali no último salto. Eu sabia quanto eu tinha batalhado, lutado, tudo que passei para chegar aqui. Os últimos cinco meses foram muito doloridos. Eu ralei muito para chegar até aqui. Essa medalha vem com sabor de muita garra e superação - disse ela, explicando: - Esse ciclo, pra mim... Eu tive duas interrupções, uma foi a nascimento do meu filho e a outra foi minha suspensão. Dei a volta por cima de tudo. 
A atleta fez questão de agradecer ao seu treinador, Everaldo Braz, e contou que antes de entrar no estádio olímpico, disse a ele: "A sua voz é o meu salto".
É a voz do técnico, afinal, que o atleta cego escuta na contagem das passadas para o salto correto. 
Continua depois da publicidade
Ele vai enumerando e dando o ritmo, para que o atleta não queime e possa realizar seu melhor.
- São nove passadas, partindo sempre da perna direita, e na hora que chega o sétimo salto eu já sei que é a hora de crescer - contou Silvânia, que pouco depois já estava novamente na pista, para as eliminatórias dos 400m rasos T11, mas sentiu uma fisgada na coxa e precisou abandonar a prova. 
Silvânia queimou suas duas primeiras tentativas, saltou 4m76 na terceira e 4m69 na quarta. Após o salto do ouro, de 5 metros, ainda tentou bater o próprio recorde mundial de 5m46 na última tentativa, mas ficou em 4m84. Já levantou gritando e pulando, comemorando o bicampeonato com uma alegria contagiante.
Bronze na Rio 2016, Lorena Spoladore dessa vez bateu na trave e ficou em quarto, com a marca de 4m77, menos de dez centímetros atrás da terceira colocada, a ucraniana Yuliia Pavlenko, que saltou 4m86. A prata ficou com uzbeque Asila Mirzayorova, com 4m91. 
Assista AQUI
MATÉRIAS RELACIONADAS: 
 
 


CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.