terça-feira, 24 de agosto de 2021

Guedes nega descontrole da inflação e afirma que taxa entre 7% a 8% está 'dentro do jogo'

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação
O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta segunda-feira (23) que a inflação esteja fora de controle no Brasil. Isso porque, segundo Guedes, o mundo inteiro está enfrentando uma alta de preços semelhante.
O ministro também disse considerar que uma inflação entre 7% e 8% está "dentro do jogo". O acumulado dos últimos 12 meses pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 8,99%. 
Continua depois da publicidade
"A inflação sobe um pouco, todo mundo [fala em] 'descontrole'. Não é descontrole, a inflação está subindo no mundo inteiro", afirmou, durante evento virtual promovido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
"A inflação americana vai ser 7% neste ano, a nossa ser 7%, 8%, estamos dentro do jogo", completou o ministro.
A inflação brasileira atual sofre forte influência da crise hídrica e dos preços dos combustíveis. No ano, o IPCA – a inflação oficial do país – acumula alta de 4,76%
Fora da meta
Desde março, o índice acumulado em 12 meses tem ficado cada vez mais acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para a inflação deste ano, que é de 5,25%.
O centro da meta de inflação, que em 2021 é de 3,75%, ficou longe dos números reais da economia faz tempo.
O mercado financeiro, segundo o último Boletim Focus, prevê que a inflação vai terminar o ano em 7,11%. Foi a vigésima alta seguida nessa projeção. 
Banco Central
Guedes também afirmou, no evento desta segunda, que o Banco Central – agora, formalmente independente do governo – vai conseguir enfrentar o problema da inflação.
A lei que deu autonomia ao BC foi sancionada em fevereiro, mas é questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta inconstitucionalidade. O STF deve julgar o tema a partir da próxima quarta (25).
Continua depois da publicidade
Na última sexta-feira, Guedes reconheceu que o governo pode utilizar instrumentos adicionais para ajudar no controle da inflação:
  • baixar as tarifas do Mercosul – a medida requer aprovação unânime pelos países do bloco comercial, mas a Argentina já se declarou contrária à mudança.
  • reduzir o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), o que seria uma terceira etapa da reforma tributária do governo e, por isso, dependeria de aprovação do Congresso.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.