By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDETV – Imagem: Divulgação
Fenômeno da internet com 16,8 bilhões de visualizações e com mais de 10,1 milhões de inscritos, o canal do Youtube 'Ryan ToysReview', protagonizado por um menino de seis anos, já faturou mais de 11 milhões de dólares (cerca de R$ 36 milhões) em 2017. É calculado que o canal receba algo em torno de um milhão de dólares mensais apenas com receitas de publicidade.
No início, os vídeos do pequeno Ryan testando novos brinquedos criados pelos seus pais eram gravados apenas como uma brincadeira, contudo diante do sucesso estrondoso na internet a mãe do garoto decidiu abandonar o emprego como professora de química do ensino médio para se dedicar apenas ao universo do Youtube.
Criado em março de 2015 quando Ryan tinha quatro anos, o canal é atualmente o mais visto nos Estados Unidos, além de ter ficado na oitava colocação entre os mais bem pagos do ano, segundo a revista "Forbes".
Discussão sobre youtubers mirins no Brasil
No Brasil, há uma discussão se crianças que fazem vídeos para o Youtube devem se enquadrar nas regras do trabalho artístico infantil. Por exemplo, para crianças atuarem em filmes, peças de teatro ou campanhas publicitárias é necessário uma autorização judicial, que levará em conta a duração do trabalho e as condições de segurança para a criança, além da autorização dos pais.
Outro ponto de discórdia diz respeito à publicidade infantil. A Resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) proíbe que propagandas direcionadas para crianças tenham celebridades com apelo ao público infantil, prática que é muito explorada em canais de Youtube.
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