By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO CORUPA FM – Imagem: Divulgação
Durante a tarde, o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Jarbas de Avila, afirmou ao G1 que pelo menos 10 pessoas estão desaparecidas e duas mortes haviam sido confirmadas, as de "uma criança de dois anos e um jovem", em ocorrências distintas. Na noite deste domingo (12), porém, a Defesa Civil corrigiu esse número e afirmou que apenas uma morte foi confirmada, a do jovem. Ele foi identificado como Claudemir Gomes de Freitas, de 24 anos.
As famílias desabrigadas estão sendo encaminhadas ao ginásio municipal. A prefeitura mobiliza equipes para levar alimentos e roupas secas para os moradores. Segundo a Defesa Civil, cerca de 200 pessoas estão no local. Escolas e outros dois ginásios da cidade também estão recebendo moradores que ficaram desabrigados após suas casas serem danificadas.
A Brigada Militar do município conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas para fazer os resgates. O acesso às famílias atingidas é difícil em função do número de árvores que caíram com o forte vento e bloqueiam as ruas. A Defesa Civil alerta para a necessidade de doações principalmente de lonas, telhas, alimentos e roupas.
Conforme o governo do estado, os moradores da cidade estão sem energia elétrica e devem receber reforço no policiamento - já solicitado - para evitar saques às residências. O governador em exercício José Paulo Cairoli viajará ao município, na manhã desta segunda (13), para verificar os danos e prestar todo o apoio necessário à comunidade.
Governo libera recursos para a área da saúde
Por determinação do governador José Ivo Sartori, a Secretaria da Saúde repassará, nesta segunda-feira (13), R$ 175 mil para ajudar no atendimento de saúde em São Francisco de Paula. A liberação dos recursos foi comunicada pelo secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ao prefeito Marcos Aguzzolli.
Gabbardo também orientou a Central de Regulação do Estado que dê prioridade de atendimento às solicitações do município, autorizando a compra de leitos na rede privada, caso seja necessário.
Outras cidades têm transtornos
A chuva também causou bloqueio na BR-116 em Caxias do Sul e transtornos com alagamentos em diversos municípios do estado. Em Porto Alegre, a Zona Norte foi a região mais atingida. Não houve registros de estragos mais graves, mas diversas ruas e avenidas ficaram alagadas, incluindo o acesso ao Aeroporto Salgado Filho.
Mais de 50 mil clientes ficaram sem energia elétrica, de acordo com as concessionárias responsáveis pelo serviço. Em nota, a Rio Grande Energia (RGE) informou que reforçou o número de equipes nas ruas para recuperar a rede elétrica, fortemente atingida pelo temporal. Segundo a empresa, houve o rompimento de cabos devido a árvores que caíram sobre a rede e a queda de postes.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.