sábado, 25 de março de 2017

Emenda protege a aposentadoria dos atuais parlamentares



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: CARTA CAPITAL Imagem: Divulgação


A reforma da Previdência, uma das prioridades do governo de Michel Temer, cobra de todo povo brasileiro certos sacrifícios, segundo seus criadores, em nome do fim da recessão econômica que o país atravessa. Isso inclui, dentre outros, mulheres que enfrentam dupla jornada de trabalho, uma delas não remunerada, trabalhadores rurais e deficientes físicos.
Uma das 146 emendas à PEC da reforma da Previdência apresentadas pelos deputados, contudo, priva uma parcela específica dos brasileiros deste "sacrifício": os próprios parlamentares.
No começo de março, o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PDT-PE) criou a Emenda nº 24, que estabelece certas "regras de transição" para a aposentadoria dos deputados e senadores que já contribuem para o Plano de Seguridade Social dos Congressistas, a ser alterado pelo texto da reforma previdenciária.
Cadoca, que está em seu quinto mandato, defende que os parlamentares com mais de 54 anos e os que já cumpriram ao menos um mandato, quatro anos para os deputados, oito anos para os senadores, não serão afetados pela reforma.
Estes, segundo o deputado, devem permanecer com tempo de contribuição necessário de 35 anos para recebimento vitalício de um salário integral, hoje em 33,7 mil reais por mês. Em caso de falecimento, o benefício passa para os dependentes. Os que não contemplam as regras podem, ainda, pagar uma taxa de transição de 50% do tempo restante.
Para os próximos congressistas a serem eleitos, Cadoca propõe que se enquadrem às novas regras da Previdência.
Justificando a necessidade da emenda à proposta, o deputado alega que se trata de uma correção à "injustiça histórica ao fixar o direito, até agora suprimido, à paridade de remuneração para aposentados e pensionistas da seguridade parlamentar".
Após uma reunião com o ministro Henrique Meirelles no começo deste mês, o relator da reforma da Previdência Arthur Maia (PPS-BA) afirmou que "a Previdência tem que ter a contribuição de todos". Será que ainda vai valer? 
MATÉRIAS RELACIONADAS:

 
 
Reforma da Previdência: pensões por morte podem ficar menores do que o salário mínimo.

Temer defende idade mínima para aposentadoria como "coisa universal".

Reforma da Previdência: pensões por morte podem ficar menores do que o salário mínimo.

Trabalhadores rurais protestam contra mudanças na previdência.

Temer diz que quer ser lembrado por serviço prestado ao País.

MBL propõe renda básica de R$ 500 para brasileiros acima de 65 anos.

Professores e funcionários das escolas municipais protestam contra a reforma da previdência.

Temer diz que reforma da Previdência 'não vai tirar direito de ninguém'.

Protesto 'não muda absolutamente nada', diz relator da reforma da Previdência.

Todas as capitais e o DF têm manifestações nesta quarta (15).

OAB e 160 entidades entregam à Câmara carta contra reforma da Previdência.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.