sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Família de Guamiranga comemora recuperação de menino com aplasia medular



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: EDILSON KERNICKI (RÁDIO NAJUÁ) Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

A família do pequeno Hugo Henrique Paduki, de apenas três anos, comemora, aliviada, a recuperação do menino, que sofria com aplasia medular. Há seis meses eles encontraram um doador 100% compatível. Os pais de Hugo Henrique, que moram em Guamiranga, fizeram uma campanha no ano passado em busca de novos doadores para os bancos de medula, depois que descobriram não serem totalmente compatíveis e, portanto, não poderiam transplantar a própria medula para o filho.
Em julho do ano passado, quando a reportagem da Rádio Najuá conversou com Cirineu Francisco Paduki, pai da criança, o menino precisava fazer uma transfusão mensal de sangue e transfusões semanais de plaquetas. O tratamento era feito no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.A reportagem voltou a conversar com os pais do garoto recentemente. Para a mãe, Maila Cristiana Lopes Paduki, ter encontrado um doador compatível – quando a possibilidade é de uma em 100 mil – foi como ganhar numa loteria. “A primeira coisa que você pensa é que vai perder essa luta. Se você não tiver Deus, na hora, no momento, você se desespera”, comentou a mãe sobre o momento que descobriu que a sobrevida do filho dependia do transplante de medula e que ela e o marido eram incompatíveis.
Ao todo, foram nove meses de tratamento, mas os cinco primeiros foram os mais difíceis, de acordo com a mãe. “Todo mundo ficou nervoso, chorava, a gente tentava passar força para ele, mas era ele quem passava força para nós. Foram os cinco meses mais difíceis de nossas vidas, até descobrirmos que tinha sido achado o doador. Aí pensávamos que daria tudo certo e, graças a Deus, deu”, conta Maila. MATÉRIA COMPLETA.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.