sexta-feira, 24 de abril de 2015

Cinzas de vulcão devem chegar ao Rio Grande do Sul



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Zero Hora Imagem:  Diego Barría (BioBioChile.cl)

Projeções do Centro de Avisos de Cinzas Vulcânicas (Vaac) da Argentina informam que as cinzas expelidas pelo vulcão Calbuco, que entrou em erupção no Chile na última quarta-feira depois de 54 anos, devem chegar ao sul do Rio Grande do Sul na manhã de sábado. Províncias da Argentina já foram afetadas e a capital do país vizinho, além do Uruguai, também devem ser atingidas nas próximas horas.
Na manhã de hoje, os aeroportos de Bariloche e Neuquen tinham visibilidade restrita. Voos entre o Chile e a Argentina começaram a ser cancelados. Se as cinzas chegarem ao Rio Grande do Sul, as aeronaves não poderão decolar ou aterrissar no Salgado Filho até que elas sejam dissipadas. Além de problemas visuais, as cinzas também prejudicam os motores das aeronaves. O trânsito nas ruas, porém, não terá restrições. Até o momento, não há atrasos ou cancelamentos na Capital.
– Há chance que essas cinzas cheguem já nessa tarde de sexta-feira. Imagens de satélite mostram como nas últimas horas a pluma já está bem próxima da região do Chuí. Com as condições de hoje, a previsão é que as nuvens avançem até o extremo sul gaúcho. No entanto, estamos monitorando a possibilidade de avançar por outras região e também chegar até Santa Catarina – salienta o meteorologista Leandro Puchalski.
No Chile, uma capa de cinzas de 40 centímetros cobre a cidade de Ensenada, a mais próxima ao Calbuco. Mais de 4,4 mil pessoas foram evacuadas. Além de Buenos Aires, o fenômeno deve afetar outras quatro províncias argentinas. Os sistemas geológicos só conseguem detectar a chegada das cinzas poucas horas antes, pois a densidade e direção delas, somadas à intensidade dos ventos em diferentes alturas, mudam as rotas constantemente.
Em Bariloche, San Martín de los Andes, La Angostura e Neuquén, todas cidades argentinas, os voos, aulas e atividades administrativas estão suspensas. A Rota 40 está intransitável e a Rota 237 foi interrompida na altura de Piedra del Aguila. As fronteiras também tiveram de ser fechadas. Hospitais locais só funcionam em casos de emergência.
As autoridades uruguaias também estão preocupadas, já que estações meteorológicas brasileiras alertam que o país deve ser afetado a partir de sábado.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.