quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Benigna Cardoso da Silva, cearense de 13 anos assassinada, se torna a primeira beata do Ceará

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação
Benigna Cardoso da Silva, a Menina Benigna, foi beatificada e se tornou a primeira beata do Ceará e quarta mártir do Brasil, nesta segunda-feira, 24. A cerimônia estava prevista para 2020, mas foi adiada por causa da pandemia de Covid-19 e foi autorizada pelo Papa Francisco em 2019. A missa foi ministrada pelo arcebispo Leonardo Ulrich Steiner, da diocese de Manaus, e ocorreu em Crato, no Cariri Cearense. 
Continua depois da publicidade
“Nós, acolhendo o desejo do nosso irmão no episcopado Magnus Henrique Lopes, bispo do Crato, e também dos demais irmãos no episcopado e de muitos fiéis em Cristo, depois de termos ouvido parecer do dicastério para a causa dos santos, com a nossa autoridade apostólica ordenamos que a venerável serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, jovem leiga, mártir, que observando a palavra de Deus conservou sua vida para defender a sua dignidade de mulher até a infusão do sangue”, diz trecho da carta apostólica lida pelo arcebispo. Sendo a mais nova de quatro irmãos, Benigna se tornou símbolo dos católicos do Ceará depois de ter sido assassinada com golpes de facão em outubro de 1928 após recusar ter relações sexuais com um jovem de 17 anos que vivia em Santana do Cariri, a 523 km de Fortaleza. O corpo foi encontrado por Cirineu, um de seus irmãos, e foi levado para perícia antes de ser sepultado. O assassino, Raul Alves Ribeiro, foi preso após alguns dias de investigações, sendo levado para um abrigo de menores e cumprido pena. Após sua morte, Benigna passou a ser venerada e vista como um símbolo contra a violência sexual e contra adolescentes e contra o feminicídio. A Diocese do Crato, do Ceará,  começou o processo de beatificação, que foi ganhando força ao longo dos anos. 
Continua depois da publicidade
Em 2013, a Congregação para a Causa dos Santos aceitou a causa e Benigna foi declarada Serva de Deus pela Igreja Católica. Em 3 de outubro de 2019, a Santa Sé, jurisdição eclesiástica da Igreja Católica em Roma, promulgou o decreto que reconheceu o martírio de Benigna, o que abriu a possibilidade de beatificação. Não existem registros fotográficos conhecidos de Benigna, sendo um retrato falado a única representação visual da mártir.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.