sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Plano de governo: Vivi Motta (PCB)

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
A candidata do Partido Comunista Brasileiro (PCB) ao Governo do Paraná, Vivi Motta, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 97 páginas, o documento apresenta planos para áreas como educação, moradia, economia e emprego e transporte. 
Entre as propostas apresentadas estão o fim das concessões das rodovias estaduais paranaenses, a extinção de vestibulares nas universidades públicas e o passe-livre para estudantes e desempregados.
A seguir, o g1 destaca alguns pontos do plano de governo da candidata do PCB. 
Continua depois da publicidade
Emprego
No plano, a candidata propõe promover programas emergenciais de emprego, com a criação de frentes de trabalho urbanas que atuem em obras de saneamento, habitação, reformas de escolas e hospitais e na expansão da malha ferroviária estadual.
O texto cita a criação de concursos públicos para atuação nos serviços essenciais. Ainda no documento, há a proposta de reajustar o piso salarial do serviço público, vinculado ao salário mínimo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
No documento, a candidata lista ampliar a licença-maternidade, garantir a estabilidade das mulheres no retorno ao trabalho e a regulamentação da licença-paternidade.
Economia e concessões
O plano de governo de Vivi Motta prevê tornar a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) 100% estatais e "sob controle popular".
O texto propõe o fim das concessões de rodovias estaduais à iniciativa privada, com o fim da cobrança de pedágios.
Ainda está previsto no plano de governo da candidata reestatizar a Copel Telecom - privatizada em 2020, e hoje chamada de Ligga. Com a companhia novamente sob controle estatal, Vivi Motta prevê aumentar os serviços prestados pela empresa e realizar concurso público para contratação de mais servidores. 
Continua depois da publicidade
Saúde
Na saúde pública, o plano de Motta é realizar concursos públicos para atuação em todas as áreas de atendimento. Também está prevista a ampliação da rede de hospitais regionais de média complexidade, para evitar que os pacientes tenham que se deslocar a Curitiba.
O plano também prevê ações em obstetrícia, como a realização de parto domiciliar para gestantes de baixo risco com o apoio de enfermeiras obstétricas, a criação de casas de parto também para gestantes de baixo risco e a regulamentação da profissão de doulas.
O documento defende a garantia ao aborto legal em hospitais públicos, "sem constrangimento ou qualquer criminalização da interrupção da gestação".
Educação e ensino superior
Também há concursos públicos previstos entre as promessas na área de educação. Entre as futuras contratações, o texto prevê aumentar o número de professores indígenas, respeitando etnia e distribuição geográfica das populações.
No plano de governo, Vivi Motta propõe acabar com a militarização das escolas públicas do Paraná.
O texto cita a criação de um programa estadual de alimentação escolar para toda a educação básica. Defende que as refeições nas escolas sejam 100% estatais, com todos os produtos vindos da agricultura familiar, além da criação de hortas comunitárias organizadas e geridas pelos estudantes e pela comunidade escolar em todas as escolas estaduais. 
Para as universidades estaduais, o plano é aumentar as cotas, extinguir os vestibulares e construir creches nas instituições. O plano também cita a estatização de instituições de ensino superior.
Segurança pública
Uma das propostas é desarmar os agentes penitenciários. O documento cita ainda a extinção da Polícia Militar (PM) e de uma reestruturação da segurança pública estadual, com participação popular.
O plano prevê converter a prisão provisória de gestantes ou mães de crianças até 12 anos em prisão domiciliar, seguindo orientação de 2018 do Supremo Tribunal Federal (STF). 
Continua depois da publicidade
Também está no plano a distribuição de absorventes suficientes para todo o período menstrual de todas as pessoas presas que menstruam, com garantia de atendimento ginecológico.
Moradia
Outra proposta apresentada no documento é a de construir moradias populares e desapropriar edificações que não cumpram com o papel social, para que sejam destinadas à habitação ou outros fins sociais.
Nas regiões onde há moradias populares, o plano propõe construir creches e restaurantes populares para que mulheres chefes de família tenham mais condições de ingressar ao mercado de trabalho.
O plano cita concluir obras de moradia popular de responsabilidade da Companhia de Habitação Popular (Cohab) e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) que estejam paradas ou abandonadas. Também é citada a regularização imediata dos acampamentos e assentamentos rurais. Transporte e infraestrutura
O documento propõe fornecer passe-livre para estudantes, desempregados e trabalhadores isentos do imposto de renda (até cinco salários mínimos) no transporte público das cidades.
A candidata pretende estatizar o sistema de transportes coletivos e de massas e reduzir as tarifas a nível dos custos do sistema.
Regras do plano de governo
A lei eleitoral define que os candidatos a cargos no Poder Executivo, a exemplo de governador, devem apresentar, no ato do registro da candidatura, um documento com as propostas defendidas para um eventual governo.
Os candidatos podem pedir a substituição ou atualização das propostas durante a fase de julgamento do registro de candidatura, que vai até 12 de setembro. 
Confira AQUI o plano de governo completo. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.