sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Plano de Governo: Gomyde (PDT)

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
O candidato do PDT ao Governo do Paraná, Ricardo Gomyde, apresentou um plano de governo com 69 páginas distribuídas em três documentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos textos, ele aponta 12 passos considerados fundamentais para a gestão.
No plano de governo, Gomyde defende a criação de um programa de renda mínima universal e investimentos em novas tecnologias, além de revisão do modelo de pedágio para que tarifas fiquem abaixo de R$ 5.
Ele também propõe a reserva de vagas para negros em concursos públicos e a criação da Secretaria Especial das Mulheres.
Continua depois da publicidade
A seguir, o g1 destaca alguns pontos do plano de governo do candidato do PDT.
Direitos básicos e bem-estar 
Educação
O candidato propõe transformar o Paraná no estado com a menor taxa de evasão escolar do país no ensino médio nos próximos quatro anos e tornar o estado o primeiro em número de alunos do ensino médio em tempo integral no mesmo período.
O plano de governo também traz a ampliação do ensino médio profissionalizante em tempo integral, por meio da adoção de modelo que prevê estágio remunerado.
Ele também aponta a recomposição dos quadros de funcionários das universidades estaduais e implantação de um programa de recuperação escolar para todos os alunos do sistema público atingidos pela pandemia.
Saúde
Gomyde defende o fortalecimento e reestruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. Para isso, propõe descentralizar os serviços com novas tecnologias e formação de recursos humanos.
O candidato propõe eliminar o subfinanciamento do sistema e promover a eficiência no gasto público com a implantação de mecanismos de controle, supervisão e avaliação. Ele também sugere organizar registro eletrônico único de saúde em todo o estado.
O plano prevê a criação de parcerias e consórcios para compartilhamento dos custos e implantação de pelo menos um centro de especialidade regional em cada uma das mesorregiões paranaenses. 
Segurança
O plano de governo se posiciona contra a política de liberação de armas e defende investimento e qualificação das forças de segurança como forma de combater o aumento da violência. O documento propõe reestruturação dos equipamentos.
O candidato defende também a implantação de um sistema de policiamento comunitário de proximidade e a ampliação do atendimento a vítimas de violência sexual.
No documento, também é proposta fazer reposição salarial dos policiais e melhorar as condições dos presídios, além de atenção à saúde física e mental dos profissionais de segurança pública. 
Continua depois da publicidade
Inclusão social e direitos humanos
O candidato propõe a adoção de uma renda mínima universal temporária e complementar por meio do programa Paraná Dignidade. A efetividade seria feita a partir da revisão de políticas de desonerações e redução da verba destinada à publicidade.
Ele também sugere a criação da Secretaria Especial da Igualdade Racial.
População negra
O programa de governo prevê reserva de vagas em concursos públicos, programas educacionais para o enfrentamento do racismo, valorização histórica e outras políticas afirmativas.
Mulheres
Gomyde prevê criar a Secretaria Especial das Mulheres, e garantir paridade entre homens e mulheres na nomeação de secretários, cargos comissionados e indicações aos tribunais. O candidato quer estimular o empreendedorismo feminino com cursos, prêmios e sistemas de mentoria, além de combater a violência contra a mulher. 
População em situação de rua
O documento prevê disponibilizar abrigos e restaurantes populares, além de ampliar programas de moradia, empregabilidade e desenvolvimento pessoal e social.
População trans
O projeto propõe criar instituições especializadas no acolhimento e protocolos de atendimento a ocorrências envolvendo a população trans. Também prevê medidas de promoção do acesso por pessoas trans à educação e ao emprego e isentar a retificação de registro civil para pessoas trans.
População idosa
O plano de governo propõe a criação da rede paranaense de proteção aos idosos.
Pessoas com deficiência
Gomyde ressalta a necessidade de acessibilidade nas cidades, inclusive órgãos públicos, equipamentos de lazer e meios de transporte coletivos e individuais. Defende ainda a inclusão de pessoas com deficiência na formulação de políticas públicas focadas a esse público.
Continua depois da publicidade
Emprego e renda
O plano de governo cita como urgente a criação de uma política de renda mínima universal. Gomyde propõe também políticas de reindustrialização e um plano emergencial de geração de empregos.
O candidato também fala sobre investimento nas novas economias por meio da criação de redes estaduais de startups, aceleradoras, espaços colaborativos de coworking e modelos de crowdfunding, entre outros.
Em um dos documentos, Gomyde defende garantir educação e formação de pessoas qualificadas. Infraestrutura
O documento propõe a revisão do modelo do pedágio do Anel de Integração e do proposto para que as tarifas fiquem em valor valor inferior a R$ 5.
Também fala em reavaliar as obras hoje planejadas e em andamento com critérios de sustentabilidade social, econômica e ambiental. Ele também defende o desenvolvimento do transporte hidroviário.
O candidato prevê parcerias com a iniciativa privada como forma de complementar ramais de ligação da Ferroeste a Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e ao Paraguai, e em direção ao Porto de Paranaguá.
No plano de governo, também é prevista a ampliação do subsídio do transporte para todas as regiões metropolitanas para garantir tarifa acessível aos usuários e disponibilizar internet grátis nos serviços de transporte metropolitanos.
Eficiência do serviço público e transparência
Em relação à transparência, o documento ressalta ser preciso ir além do fornecimento de dados públicos obrigatórios por lei, para que o acesso à informação seja democratizado diante das dificuldades e limitações.
Para isso, propõe a adaptação de linguagem, a apresentação em aplicativos nos quais mesmo em telas pequenas a visualização seja compreensível, e a adoção de totens para consultas em praças, equipamentos públicos e terminais de ônibus. 
Sobre a eficiência do serviço público, o candidato prevê reforma administrativa com corte de despesas públicas e participação popular na aplicação do orçamento estadual por meio de debates e audiências públicas (com transmissão e disponibilização da gravação). 
Continua depois da publicidade
Gomyde destaca a preferência por concursos públicos com real verificação de conhecimento e aptidão e garantia de estabilidade, em detrimento dos cargos de livre nomeação e exoneração por parte de gestores.
Jovens paranaenses
O candidato aponta o investimento na juventude paranaense como prioridade. Ele sugere a criação de um programa estadual “Portal do Futuro” com ações voltadas para o grupo e inclusão de jovens nos cargos do secretariado, de assessorias e nos conselhos.
O plano de governo também defende cursos técnicos, por meio de parcerias com o governo federal, Sistema ‘S’, empresas estatais e privadas em todo o estado.
Meio ambiente
O plano de governo destaca a necessidade de uma visão sustentável de desenvolvimento. O candidato propõe melhor a eficiência dos serviços e universalização no atendimento de água e acesso a esgoto tratado.
O documento ainda diz ser preciso ter olhar especial para o recurso diante da crise hídrica e contaminação das fontes. Ele sugere a criação do programa estadual Cultivando Água Boa para cuidado de nascentes dos rios e promoção da educação ambiental. 
O candidato defende também a utilização de energias limpas e renováveis, tornando o estado referência no uso, além da redução da dependência de combustíveis fósseis.
Cultura
Para desenvolver cidades criativas, o candidato sugere investimento na retenção, capacitação e atração de jovens talentos e políticas urbanas como museus e bibliotecas modernas. 
Continua depois da publicidade
Ele também aponta investimentos em cultura e apoio a projetos culturais em todas as regiões do estado, além do estímulo aos Planos Integrados Metropolitanos incluindo as áreas de turismo criativo, cultural, inteligente e sustentável.
Regras do plano de governo
A lei eleitoral define que os candidatos a cargos no Poder Executivo, a exemplo de governador, devem apresentar, no ato do registro da candidatura, um documento com as propostas defendidas para um eventual governo.
Os candidatos podem requerer a substituição ou atualização das propostas durante a fase de julgamento do registro de candidatura, que vai até 12 de setembro. 
Acesse AQUI o plano de governo completo 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.