segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Plano de governo: Joni Correia (DC)

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
O candidato do partido Democracia Cristã (DC) ao Governo do Paraná, Joni Correia, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com 50 páginas, o documento é dividido em dois eixos: "O Paraná tem pressa" e " as 19 macro áreas do plano de governo do Democracia Cristã". 
O texto pontuou que as propostas de atuação de todas as secretarias terão atenção especial com as mulheres, idosos, meio ambiente e empreendedorismo. 
Continua depois da publicidade
O plano traz ações voltadas ao atendimento especializado para mulheres vítimas de violência, bem como a criação de um banco de dados deste tipo de crime para fundamentar ações de conscientização.
O projeto menciona a implantação de programas para inclusão de idosos no mercado de trabalho e também de ações de incentivo ao uso de energias renováveis na agricultura.
A proposta também traça políticas para o transporte fluvial nos grandes rios do estado.
A seguir, o g1 destaca alguns pontos do plano de governo do candidato do DC.
O Paraná tem pressa 
Neste trecho do plano de governo são destacados os princípios do partido Democracia Cristã (DC), como a defesa da "vida desde a sua concepção", " partido conservador que preserva os valores da família tradicional e que preza pela ética, moral e bons costumes e na crença da liberdade, nomeadamente religiosa, de ensino e econômica".
Mulheres
A proposta destaca a implantação de atendimento diferenciado para as mulheres nas delegacias do estado, "feito preferencialmente por servidoras mulheres especialmente nas situações de violência e vulnerabilidade".
O texto menciona também convênios que deverão ser estabelecidos com os municípios para que mulheres que sofram algum tipo de violência, possam receber atendimento especializado, além da criação de um sistema de informações com dados estaduais sobre estes casos, visando ações preventivas.
Idosos
O projeto prevê a criação de ações para estimular o mercado a contratar pessoas idosas. Além disso, a proposta menciona o desenvolvimento de política de incentivo fiscal para empresas que contratarem pessoas com mais de 55 anos de idade. 
Continua depois da publicidade
Empreendedorismo
Para a área de empreendedorismo a proposta de Joni Correia é estimular investimentos e treinamentos na área "visando desenvolver as competências específicas de cada região do Estado, que será divido estrategicamente divido em regiões, respeitando o que existe e a proximidade dos insumos, em caso de novos setores."
Outra ação é o desenvolvimento de programa específico para premiação de ideias inovadoras tanto do mercado paranaense quanto das desenvolvidas nas universidades estaduais.
Meio Ambiente
Na área ambiental o projeto prevê a criação de estratégias para a preservação e a geração de energia limpa, sendo estas as áreas prioritárias do setor.
Outro item mencionado é a gestão de resíduos, que "num período estimado de 10 anos todas as cidades paranaenses deverão implantar e utilizar as Usinas de Reciclagem Energética, que irão transformar resíduos que normalmente vão para aterros sanitários em fontes geradoras de energia."
19 macro áreas do governo
No segundo grande eixo da proposta de governo de Joni Correa são destacadas 19 áreas de atuação. Veja alguns itens a seguir.
Abastecimento
Baseado na Lei Federal nº 11.445/2007, o projeto prevê a criação de um plano estadual de saneamento básico chamado de Sistema Estadual de Informações em Saneamento (SISANCE). No projeto é destacada também a formação do Fundo Estadual de Saneamento (FESB), com "ações importantes para o planejamento, execução e monitoramento das políticas públicas e tomada de decisão do setor". 
Continua depois da publicidade
Agricultura
Para a agricultura, o texto menciona o estímulo à produção e à venda de produtos orgânicos e a ampliação da rede de restaurantes populares, bem como a doação de alimentos para entidades e famílias selecionadas, com tais produtos.
O plano prevê ainda a concessão de benefícios para agricultores que desenvolverem e implantarem projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas de irrigação.
A proposta menciona a criação do programa "Escoamento de leite", iniciativa do governo do estado para compra do leite de pequenos produtores do Paraná. O produto será então distribuído para famílias carentes pré-cadastradas e que possuem crianças de até cinco anos em risco alimentar.
O texto destaca a criação de financiamento a longo prazo para pequenos produtores que desejam fazer instalação de projetos de energia renovável na propriedade.
O projeto prevê ainda a criação de identidade para pets como forma de identificar e responsabilizar donos que abandonam animais ou mesmo nos casos de animais que se perdem dos tutores.
Educação
Para a educação, o plano de governo de Joni Correia destaca que para melhorar o Índice de Desenvolvimento Educacional (IDEB) serão estabelecidos prêmios, inclusive em dinheiro, aos diretores e professores que tiverem destaque no aumento deste indicador. 
O projeto destaca também premiar professores que aumentarem o rendimento das classes especialmente com projetos inovadores, assim como alunos com bons resultados em olimpíadas escolares.
O texto menciona o incentivo a "criação de escolas militares com o modelo pedagógico focado na meritocracia e disciplina".
A criação de uma coordenação estadual de políticas para o autismo está entre os planos para a educação do candidato. O objetivo é implementar o projeto em até três anos.
Esporte
Para a área de esportes a proposta de Joni é a criação de programas de prática esportiva com a comunidade do entorno das escolas, como também o fortalecimento das equipes que participam de jogos municipais, com recursos, por exemplo, para a compra de uniformes e para suprir gastos com viagens.
O texto prevê também a criação de programas de prática esportiva específicos para pessoas da terceira idade e parcerias com igrejas e terceiro setor. 
Continua depois da publicidade
Habitação
Para a habitação, o plano de governo menciona parcerias para a criação de um programa habitacional para pessoas de baixa renda.
Infraestrutura e logística
O projeto de Joni para a infraestrutura e logística é, a médio e longo prazo, diminuir a dependência do transporte rodoviário. Para isso, o texto prevê explorar opções "subutilizadas, como por exemplo o modal do transporte fluvial com o objetivo de melhorar a competitividade." 
A proposta menciona também a criação do Serviço Social Autônomo, empresa privada criada pelo poder público, para administrar e manter as estradas do estado.
Para as estradas com pedágios, o texto fala em criar centros de apoio aos caminhoneiros "onde eles possam pernoitar com segurança em caso de necessidade". Os locais devem contar com estrutura apropriada para banho e higiene pessoal, com manutenção sendo garantida pelas empresas que estiverem gerindo os respectivos pedágios.
Justiça
Para a área da Justiça, o plano de governo de Joni prevê a criação de políticas penitenciárias com o objetivo de promover " ações efetivas para reintegração social das pessoas privadas de liberdade", bem como projetos voltados aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
O texto menciona a promoção de políticas de acesso à Justiça Básica e execução de "programas de proteção a pessoas e defensores de direitos humanos, além de realizar ações e políticas públicas de prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo."
Saúde
Com relação à saúde, o projeto destaca a criação de programa de saúde preventiva com atenção a hipertensos e diabéticos e de campanhas educativas relacionadas ao combate de doenças como a dengue.
O trabalho com terapeutas integrativas para a saúde da mulher também compõe o plano de governo para a saúde. 
Para evitar o transporte de pacientes para outros municípios, o texto menciona a ampliação de especialidades médicas nos municípios do Paraná.
O plano propõe a criação do projeto Saúde Visual Escolar para identificar crianças com possíveis problemas de visão e evitar a evasão por tal motivo. As crianças de baixa renda com algum tipo de problema de visão identificado poderão contar com banco de óculos e armações gratuitos.
Outro projeto previsto no plano de governo de Joni é o “Quero Ajudar”, um aplicativo desenvolvimento pelo governo do estado para unir pessoas que querem ajudar com aquelas que precisam de ajuda. "Inicialmente o carro chefe será visa colocar em contato os doadores de Órgãos de Medula Óssea com hospitais que fazem os transplantes e os realizem ou as pessoas que estão em fila para realizar algum procedimento. " 
Continua depois da publicidade
Segurança Pública
Para a segurança pública, o projeto menciona a criação de guarda municipal em todas cidades com mais de 40 mil habitantes.
Além disso, a proposta prevê a modernização do sistema de Polícia Civil para tornar mais rápidos os tramites relacionados ao Boletim de Ocorrência Unificado (BOU) e também a "reestruturação dos cargos e salários e do sistema de progressão e promoção dos policiais civis e o fim da lista tríplice". 
Ainda com relação a carreira policial, o projeto menciona "devolver aos policiais civis o direito a uma aposentadoria especial, que exige do policial civil a contribuição de 35 anos de atividade profissional para homens e 30 anos para mulheres para garantir sua aposentadoria".
A proposta destaca o "apoio total" as demandas dos policiais enviadas pelas Associações PM/BM, que reivindicaram ações como reposição gradativa das perdas salarias, manutenção da data base e de nível superior completo como requisito para ingresso.
Turismo
Para o turismo o plano de governo prevê dobrar o PIB do setor em 4 anos. Para isso, o projeto menciona o investimento massivo em publicidade e propaganda "nos principais países do mundo mostrando os inúmeros lugares turísticos de cada região, aumentando assim o interesse pelo turismo no estado".
Regras do plano de governo
A lei eleitoral define que os candidatos a cargos no Poder Executivo, a exemplo de governador, devem apresentar, no ato do registro da candidatura, um documento com as propostas defendidas para um eventual governo.
Os candidatos podem requerer a substituição ou atualização das propostas durante a fase de julgamento do registro de candidatura, que vai até 12 de setembro. 
Confira AQUI o plano de governo completo. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.