terça-feira, 10 de maio de 2022

Colheita da safrinha de feijão anima produtores no Paraná; economista prevê queda do preço para consumidor

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
Segundo o Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual da Agricultura (Deral/SEAB), as condições são consideradas boas em 84% das lavouras do Paraná e regulares em 14% delas.
Com isso, a expectativa é que o estado colha uma das melhores safrinhas, como a colheita desse período é chamada, dos últimos anos.
A maior parte da safrinha deve ser colhida ainda em maio, restando uma pequena parte para junho. Por conta disso, os produtores torcem para que agora o tempo se estabilize, permitindo a colheita. 
Continua depois da publicidade
O Paraná é um dos principais produtores de feijão do país e os agricultores que trabalham com o grão estão com boas expectativas.
"Para se ter uma ideia, só com essa produção do Paraná daria para abastecer o Brasil todo por, praticamente, três meses. É uma safra muito boa, esperamos que isso se concretize e que o produtor efetivamente colha um produto de boa qualidade e que ele possa ganhar talvez não nos preços mais baixos, mas na quantidade que ele vai produzir", afirma Methodio Groxko, economista do Deral/SEAB.
Por enquanto, os preços pagos ao produtor são considerados satisfatórios, com o feijão cores cotado a R$ 320 a saca, e o preto a R$ 235 a saca.
Com a entrada da nova safra, a tendência é de queda.
"Nós estamos com apenas 7% colhido. Portanto, a oferta maior vem daqui a dez, quinze dias", explica Methodio Groxko, economista do Deral/SEAB. 
Continua depois da publicidade
Para o consumidor, os preços também devem cair, mas de acordo com o economista isso pode levar um pouco mais de tempo.
"Esse preço vai estar um pouco mais baixo em relação ao que está na gondola. Aquele não pode baixar porque os supermercados pagaram um preço mais elevado, portanto, aquele já está lá consagrado, mas o que for entrar, acredito que tem condições de ser ajustado ao consumidor", afirma Groxko.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.