sábado, 29 de maio de 2021

COVID – MP pede esclarecimentos à Prefeitura de Irati sobre base científica para distribuir ‘kit de medicamentos’

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PORTAL CLIQUE Imagem: Divulgação
O Ministério Público do Paraná solicitou que a Prefeitura de Irati esclareça a legalidade e base científica para distribuir o ‘kit de medicamentos’, que passaram a ser fornecidos para pacientes com sintomas de Covid-19. O anúncio da medida adotada pelo setor de saúde do município foi feita pelo prefeito Jorge Derbli e pela secretária Jussara Hassen.
O despacho, assinado pela promotora Maria Luiza Correa Mello, considera informações de entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que falam sobre a falta de comprovação de eficácia desse tipo de tratamento a pacientes acometidos pela infecção. 
Continua depois da publicidade
Além disso, relata sobre os prejuízos que podem ocorrer devido à administração de um medicamento que não tem efeito comprovado. “Não é possível saber se um medicamento não testado para determinada doença terá maior benefício ou maior prejuízo se não houver um grupo controle”, diz parte do despacho, embasado em informações de órgãos referência.
No despacho, também são citadas que as medidas de isolamento social têm sido recomendadas em todo o mundo como a única estratégia eficaz para impedir a disseminação rápida do coronavírus e para evitar que sobrecarregue o sistema de saúde.
O kit compreende Ivermectina, Azitromicina, Hidroxicloroquina, Zinco Quelato, Vitamina D, AAS, Dipirona ou Paracetamol. O paciente leva para a casa e, quando sair o resultado, o médico diminuirá ou aumentará a medicação, conforme o caso. A medida vale para todos os atendimentos, independentemente do tempo do laudo. O protocolo já existe em Irati desde agosto de 2020, porém a medicação era repassada somente em casos positivos.
A promotoria deu o prazo de 24 horas para que os esclarecimentos fossem prestados. Através de um ofício, assinado pelo prefeito Jorge Derbli e pela secretária Jussara Hassen, foi relatado que o kit de medicamentos não é distribuído de forma indiscriminada, mas que os pacientes passam por triagem na unidade sentinela, sendo encaminhados ao médico, que determina ou não o fornecimento dos medicamentos.
Continua depois da publicidade
“Diante da situação caótica que o Brasil, o Paraná e Irati estão enfrentando, os profissionais médicos que atuam na Unidade Sentinela para Tratamento da Covid-19 decidiram utilizar o protocolo existente no município tratando os sintomas dos pacientes que procuram o serviço de maneira precoce, tentando, desta maneira, inibir a replicação viram no paciente para que não passe para a segunda fase da doença”, diz parte do esclarecimento dado pela Prefeitura.
No esclarecimento, também foi colocado que é de conhecimento da municipalidade que não há comprovação científica de nenhum medicamento ou vacina que proporcione a cura para a Covid-19, mas que os pacientes doentes procuram o serviço público de saúde.
Ainda o município colocou que é visível o colapso do sistema de saúde em todo o Paraná, com fila de mais de mil pacientes aguardando vagas em leitos.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.