By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REVISTA VEJA – Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
“Há forte pressão, principalmente das feministas, para que as escolas abriguem na mesma sala meninos e meninas, mesmo havendo bons argumentos pedagógicos e empíricos atuais recomendando o contrário”, escreveu o parlamentar em sua conta oficial do Twitter.
Eduardo Bolsonaro ainda citou dois argumentos que, de acordo com a sua lógica, indicariam os benefícios das escolas separadas por gêneros. “Na Inglaterra mais de 90% das 25 melhores escolas inglesas são ‘single sex’; o mais antigo colégio brasileiro deste tipo, o São Bento (1858) que só aceita garotos, foi o 4º no ENEM 2012”, completou o deputado.
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Para a pedagoga e especialista em educação do Itaú Social, Juliana
Souza Yade, a segregação por gêneros na sala de aula pode ser
considerada um “retrocesso”. A VEJA, Juliana afirma que as crianças
precisam de um ambiente coletivo para terem contato com a diversidade em
diversos sentidos. “Essa composição mista é saudável para os alunos. A
diversidade enriquece o ambiente”, considera.Ela conta que o modelo defendido por Eduardo remonta à metade do século passado e que, desde o fim da Ditadura Militar, as políticas educacionais se voltaram à inclusão. “Na década de 1960, por exemplo, o modelo majoritário nas escolas era a segregação por gênero”, afirma. Para a educadora, o papel da escola é a formação de “seres sociais”, que tenham relações múltiplas.
Após a declaração, internautas criticaram Eduardo Bolsonaro e seu raciocínio. Alguns deles apontaram a ambiguidade do argumento exposto, já que as outras escolas que ocuparam a primeira, segunda e terceira posição são mistas. Os usuários trouxeram até o psiquiatra Sigmund Freud, pai da psicanálise, para a discussão.
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