sábado, 28 de dezembro de 2019

Tempo de conclusão do EJA passará de 5 para 2 anos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação

O próximo ano letivo irá começar com mudanças na Educação para Jovens e Alunos (EJA). Aprovado por dezoito votos a um, o Conselho Estadual da Educação apreciou a proposta da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte que diminui o tempo de conclusão do Ensino Fundamental e do Médio de cinco anos para apenas dois em cada etapa.
As mudanças não irão afetar a carga horária dos cursos, mas sim o tempo médio que o aluno vai demorar para completa-los. A alteração tem como objetivo incentivar o aluno a continuar frequentando as aulas, pois no sistema atual demorava em média cinco anos para se concluir o Ensino Fundamental e mais cinco para o Médio, havendo muita incidência de abandono por conta do longo período para a conclusão.
Outra mudança significativa será a unificação da matriz curricular, ou seja, todas as instituições do EJA irão ofertar as mesmas disciplinas, não resultando em prejuízo ao aluno que precisar mudar de escola, por exemplo.
Continua depois da publicidade
O Professor do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) de Irati, Gilberto Ivan Dias Soares, participou do programa Espaço Cidadão, da Super Najuá e comentou à respeito das mudanças.
“O nosso cronograma anterior contemplava a modalidade individual e a coletiva, mas para 2020, isso deixa de existir. Agora não vai mais existir a modalidade individual, apenas a coletiva. O que mudou a partir de agora é que o aluno que tem horário disponível pode estudar em dois turnos, conseguindo se matricular em até oito disciplinas”, comentou. “Mesmo iniciando do zero, ele acaba concluindo tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio em até dois anos, ou seja: dois anos para o Ensino Fundamental e dois anos para o Ensino Médio”, completou.
A adequação da matriz curricular prevê para a EJA Ensino Fundamental as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Inglês, Arte e Educação Física. Já a EJA Ensino Médio as seguintes matérias: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia, Espanhol Arte, Filosofia, Sociologia e Educação Física.
A rede estadual de ensino possui 92 Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebjas) e 238 escolas de EJA, onde estudam 130 mil alunos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.