sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

A História de São Nicolau


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: JAFET NUMISMATICA Imagem: Divulgação

Papai Noel é um importante símbolo natalino. Mas você sabia que essa personalidade foi inspirada numa figura real? São Nicolau era um bispo conhecido por sua caridade e pelas doações anônimas que fazia – inclusive deixando as em meias e chaminés!
Durante o passar do tempo, muitas lendas se fundiram com os fatos reais de sua história o tornando um santo de muita popularidade e fascínio! Confira abaixo os episódios da vida do santo que se fundiu na imagem do bom velhinho.
Origem de São Nicolau
De acordo com os relatos, Nicolau era de família rica. Nasceu por volta de 270 d.C. na cidade marítima Patara da Grécia Antiga (hoje atual Turquia). Seus pais eram cristãos fervorosos e, assim, educaram Nicolau de acordo com a fé.
Continua depois da publicidade
Após a morte dos pais, Nicolau herdou uma fortuna considerável. De acordo com a história, ele a doou para os necessitados.
Bispo de Mira
Após a morte dos pais, Nicolau foi para Mira, na região da antiga Lícia, na costa sul da moderna Turquia. É por isso que o santo é conhecido como São Nicolau de Mira.
Alguns relatos contam que Nicolau se tornou bispo por acaso. O bispo do local tinha acabado de falecer e os sacerdotes discutiam quem poderia substituí-lo. Decidiram deixar na mão do Espírito Santo e que o primeiro que entrasse no templo seria o próximo bispo. Quem entrou foi Nicolau.
Outros estudiosos defendem que Nicolau não se tornou bispo ainda jovem por acaso, mas sim devido sua grande sabedoria e caridade.
O bispo também chegou a desenvolver um apostolado na região do Egito e da Palestina, mas sempre voltou para sua cidade, Mira.
Perseguições e Prisão
São Nicolau viveu numa época bastante conturbada da história romana. Durante o governo do imperador Diocleciano (284-305), foi perseguido e levado à prisão, como muitos cristãos na época.
De acordo com a história, o bispo católico ficou preso durante duas décadas e recusava a renegar sua fé. Inclusive, incentivava os outros prisioneiros a se manterem fiéis a Jesus na prisão. Nicolau só foi solto quando Constantino assumiu como Imperador e decretou seu famoso Édito de Constantino. No qual tornou o cristianismo a religião oficial do Império Romano!
O Concílio de Niceia e a Bofetada em Ário
Em 325, o imperador Constantino convocou o Concílio de Niceia, do qual o bispo Nicolau participou. A história conta que mais de 300 bispos debatiam sobre a Santíssima Trindade. Ário, um desses bispos, afirmava que a natureza do Filho (Jesus) não era igual à do Pai (Deus).
Continua depois da publicidade
Nicolau perdeu a paciência e esbofeteou Ário em pleno concílio.Pela conduta inapropriada, Constantino disse que os próprios bispos dariam a punição a Nicolau. De acordo com algumas versões, os bispos confiscaram suas vestes episcopais e o mandaram para a prisão. Na mesma noite, o bispo teve uma visão de que Jesus e Maria lhe entregavam as Escrituras e devolviam suas vestes.
No dia seguinte o carcereiro encontrou Nicolau vestido como bispo lendo as Escrituras. O imperador Constantino soube do ocorrido e mandou que o libertassem! Assim, o concílio deu razão a Nicolau, e os argumentos de Ário foram rejeitados.
Morte
O dia 6 de dezembro de 326 é tido como a data de sua morte. Por isso, de acordo com o calendário gregoriano, essa é a data da festa de São Nicolau (em sua homenagem).
Após sua morte, seu túmulo se tornou local de peregrinação para os cristãos. Mais tarde, quando os muçulmanos conquistaram a Anatólia – península conhecida antigamente como Ásia Menor – um grupo de católicos transportou, em segredo, seus restos mortais para Bari, na Itália. Assim, o santo também é conhecido como São Nicolau de Bari.
Esse fato foi fundamental para que o culto a São Nicolau se estendesse por toda a Europa! Por isso, o santo é padroeiro da Rússia, da Grécia e da atual Turquia (sua terra natal).
Milagres e Canonização
O santo foi venerado ainda em vida devido a muitas histórias de milagres que teriam acontecido por sua intercessão. Por ter muitos milagres atribuídos a ele, foi canonizado pela Igreja Católica.
Ele era conhecido por ser acolhedor com os pobres e, principalmente com as crianças. Sendo o primeiro santo da igreja a se preocupar com a educação e a moral das crianças e de suas mães.
Ao santo também é atribuído o dom de ressuscitar as crianças da região de Mira. Por isso, é conhecido como o padroeiro e amigo das crianças, um símbolo ligado diretamente ao nascimento do menino Jesus!
Continua depois da publicidade
Ele também é o santo protetor dos marinheiros. Conta-se que logo após a morte de seus pais, Nicolau viajou até a Terra Santa. Durante a viagem, ocorreu uma tempestade muito forte. O santo rezou e assim a calmaria se estabeleceu! Na Grécia Antiga as pessoas acreditavam que se invocassem seu nome durante uma tempestade no mar, ele poderia salvá-las de se afogar – numa substituição a Poseidon, deus dos mares da mitologia grega!
A sua popularidade contribuiu para que sua história se fundisse com episódios lendários. Mas mesmo com poucas informações históricas confirmadas – e talvez por isso – Nicolau se tornou um dos santos mais venerados pelos cristãos.
Doações Anônimas e a Figura do Papai Noel
Desde muito jovem, Nicolau tinha o costume de fazer doações anônimas. Umas das histórias mais famosas de sua caridade é a das três moças cujo pai não tinha dinheiro para o dote. Não podendo pagar para que as filhas tivessem um bom casamento, o pai decidiu colocá-las para se prostituir.
Nicolau ouvindo a história, jogou, durante a noite, três sacos de ouro pela chaminé da casa dessa família. Algumas versões dizem que os sacos caíram nas meias que as três filhas tinham deixado secar junto à lareira naquela noite!
Por sua afeição pelas crianças e episódios como os presentes deixados para os dotes das três moças, não foi difícil que a figura do santo se fundisse a de um bom velhinho com um saco de presentes nas costas! Na verdade, a transformação do santo no ícone natalino do Papai Noel teve início na Alemanha. A fascinação e a imaginação popular fizeram o símbolo conquistar o mundo inteiro!
Hoje em dia, o Papai Noel é retratado como um senhor rechonchudo, alegre, de vestes vermelhas, cinto e botas pretos. Esse retrato foi mostrado pela primeira vez em uma propaganda lançada pela Coca-Cola. Essa imagem continuou sendo mantida através das peças publicitárias, filmes e afins.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.