quarta-feira, 27 de novembro de 2019

ENTREVISTAS - Usinas x cachoeiras: o dilema de Prudentópolis entre o potencial turístico e a geração de energia


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO CULTURA Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

A Usina Dois Saltos vai prejudicar as cachoeiras e o turismo em Prudentópolis? Essa é a pergunta que muitos estão se fazendo na cidade em meio à polêmica sobre a construção da hidrelétrica. Atualmente os Saltos Rio Branco e Manduri, que estão na zona de impacto da usina, não tem estrutura para turistas e visitantes. No entanto, é unânime a opinião sobre o potencial turístico dos dois saltos.
“O que trás o turista são as cachoeiras grandes”, diz o empresário do ramo hoteleiro Roberto Batista. Segundo ele, com base na experiência diária de receber turistas, os demais atrativos da cidade complementam os passeios, mas o grande atrativo com potencial econômico são as cachoeiras.
Continua depois da publicidade

Uma comissão envolvendo empresários ligados ao turismo e poder público foi criada para monitorar a questão. O objetivo é acompanhar as obras de compensação da usina, que são justamente a construção de acesso aos dois saltos, o que na opinião de alguns empresários viabilizaria a exploração turística.
A secretária de Turismo Cristiane Guimarães Boiko Rossetim minimizou a possibilidade de a usina prejudicar a aparência das cachoeiras. Segundo ela os estudos foram feitos e há um compromisso dos empreendedores em manter a vazão mínima do rio.
“A nossa preocupação maior é ter um empreendimento turístico que não tenha atendimento, que não tenha estrutura e suporte ao turista. A nossa preocupação é que esse empreendimento [saltos Manduri e Rio Branco] se torne um atrativo que tenha significância em nosso município”,
Os saltos são próximos ao município e são de interesse para potencializar o turismo, segundo a secretária.
“O turismo é nosso pão de cada dia, a gente trabalha em função do turismo, não temos absolutamente nada contra os empreendimento e empreendedores em si, o que precisamos é saber se vai gerar algum impacto e se poderá afetar nosso turismo”, disse Sandro Borratiko, administrador de uma pousada.
Em entrevista a Rádio Cultura os donos da usina confirmaram que vão construir toda estrutura turística do local de acordo com os compromissos firmados como condição para licenciar a obra.
Ouça AQUI a entrevista.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.