sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Paraná terá lei que institui Teste do Bracinho na rede pública


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BONDE NEWS Imagem: Divulgação

As crianças a partir de 3 anos atendidas na rede pública de saúde do Paraná terão a pressão arterial aferida durante a consulta médica. A medida foi regulamentada por meio de lei estadual sancionada pela governadora Cida Borghetti. O objetivo é rastrear, diagnosticar e prevenir a ocorrência da hipertensão arterial infantil, doenças cardíacas, doenças renais e na retina nas crianças.
"O cuidado com as nossas crianças deve ser prioridade. A instituição do Teste do Bracinho vai garantir o diagnóstico e o encaminhamento para tratamento adequado, uma forma de prevenir a evolução de doenças e assegurar a saúde de nossas crianças", disse a governadora.
Continua depois da publicidade

De acordo com a lei, o chamado Teste do Bracinho passa ser prática instituída nas consultas de puericultura feitas dentro da rede de saúde pública, devendo ser realizado por médicos ou enfermeiros devidamente registrados em sua respectiva entidade de classe. Ao ser verificada alguma alteração, a criança será encaminhada para atendimento especializado para realizar exames complementares. O procedimento de aferição será feito usando os equipamentos e profissionais já existentes dentro do SUS.
A lei de autoria dos deputados estaduais Pedro Lupion e Ney Leprevost prevê ainda a promoção por parte do Poder Executivo de campanhas de conscientização sobre os problemas decorrentes da hipertensão, em conjunto com as demais campanhas informativas relativas à saúde da criança. A lei entra em vigor a partir de sua publicação no Diário Oficial.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.