terça-feira, 24 de abril de 2018

Suspeito de incendiar centro de eventos em Irati é preso em Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Policia Civil

Um homem, que ainda não teve a identificação divulgada, foi preso suspeito de provocar o incêndio que destruiu o Centro de Eventos Italiano. A informação foi confirmada pela Polícia Civil de Irati, na manhã de hoje, 24.
O suspeito do crime foi detido após trabalho conjunto realizado pelas equipes da Polícia Civil e Militar. Após diligências, foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa de familiares do homem detido. No mesmo dia, os policiais descobriram o paradeiro do suspeito, que foi detido em Prudentópolis. Ele foi conduzido até a Delegacia de Irati, onde permanece preso.
Com a prisão, a Polícia Civil informa que as investigações sobre o incêndio foram encerradas. Sendo assim, o inquérito policial será encaminhado para apreciação da justiça.
Continua depois da publicidade
Conforme o delegado Paulo César Eugênio Ribeiro, titular da 41ª Delegacia de Irati, a prisão ocorreu em uma residência no centro de Prudentópolis, para onde o suspeito havia fugido. No momento da prisão, o suspeito não ofereceu nenhum tipo de resistência. “Parece até que ele já sabia do que se tratava. Foi uma prisão tranquila, nos deslocamos para Prudentópolis logo pela manhã e correu tudo de maneira tranquila”, frisou.
Foram quase dois meses de investigação desde a data da ocorrência até que a Polícia Civil conseguisse chegar ao paradeiro do suspeito. “A autoria do fato foi um trabalho mais tranquilo de realizar porque o nosso setor de investigação, juntamente com a Polícia Militar, conseguiu levantar dados com os quais pudemos concluir que a autoria seria desta pessoa”, confirmou o delegado, sem identificar o autor do fato.
“Tendo a informação da autoria, nós conversamos com diversas outras pessoas, com familiares e amigos, buscamos pessoas de fora, amigos dele que teriam saído da região, fomos atrás e conseguimos conversar com eles. A partir destas informações, solicitamos um mandado de busca e apreensão junto ao Poder Judiciário e a prisão preventiva, visto que a autoria já estava praticamente definida”, pontuou.
Conforme o delegado, o mandado de busca e apreensão foi cumprido na manhã desta terça-feira, 24, em uma residência localizada no Jardim Aeroporto, proximidades da BR-153, na região da Vila São João. “Com o mandado de busca e apreensão, conseguimos obter mais informações que indicaram o paradeiro. Foi uma situação anômala que exigiu que nos deslocássemos imediatamente para o local [Prudentópolis], justamente pela possibilidade de fuga dele ou algo neste sentido”, comentou.
Sobre as investigações, a dificuldade maior, conforme o delegado, foi de encontrar o suspeito, uma vez que a identificação do mesmo já havia sido feita nos primeiros dias da investigação. “Sentíamos que algumas pessoas com as quais entrávamos em contato durante as investigações se negavam a responder ou davam respostas evasivas. Com relação a isto, a Polícia Militar também foi atrás, buscando informações e trazendo para a gente, e, a partir disto, conseguimos fazer o pedido de prisão preventiva”, pontuou.
Imagens das câmeras de segurança próximas e depoimentos de várias pessoas que reconheceram o suspeito como autor do crime, além de denúncias anônimas e depoimentos de pessoas que estavam próximas do local ajudaram nas investigações. No entanto, o delegado afirmou que não pode divulgar o nome do suspeito antes de ele ser indiciado e processado pela autoridade policial. Porém, ele confirmou se tratar de um homem, de 30 anos, que seria usuário de entorpecentes.
O Delegado confirmou que o suspeito confessou a autoria do crime. Em relação à identificação da vítima, o próprio suspeito teria reconhecido o corpo. Entretanto, o laudo cadavérico do Instituto Médico-Legal (IML) com a identificação oficial do corpo ainda não foi emitido. Ribeiro confirmou apenas que os dois homens em moradores de rua por opção, pois eles tinham um local onde faziam sua higiene, alimentação e tinham família na região. Ambos são de Irati.
O delegado ressalta que o laudo da necropsia elaborado pelo IML vai indicar se a vítima foi queimada ainda viva ou se houve algum tipo de lesão anterior ao incêndio, que pudesse ter provocado a morte. “Muito embora esteja em um estágio avançado de carbonização em que foi encontrado o corpo, pode ser que o IML consiga identificar”, frisou.
Em depoimento, o suspeito confirmou que uma discussão ocorrida dias antes teria sido o principal motivo do crime. “Em dias anteriores, houve sim um entrevero, uma briga entre o autor e a vítima, muito embora eles fossem supostos ‘amigos’, o que acabou nesta tragédia”, comentou.
O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Irati, onde deve permanecer detido à disposição da Justiça. A partir de agora, o inquérito será encaminhado para a Justiça, que irá apreciar o caso. O homem responderá por homicídio qualificado e por incêndio devido à proporção que o fato tomou. A pena a ser aplicada pode chegar a até 30 anos de prisão.
Confira a entrevista concedida para a Super Najuá FM/92.5:
Delegado Paulo César Eugênio Ribeiro: 
Ouça aqui a entrevista.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.