segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Tênis de rodinha pode causar problemas de saúde, alerta especialista



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: TRIBUNA DO CEARÁ Imagem: Divulgação


Andar de maneira correta influencia diretamente na postura corporal. Dessa forma, distribuir bem o peso do corpo nos pés afeta positivamente o físico. Por isso, a escolha do calçado adequado é importante. No entanto, com a moda dos famosos tênis de rodinhas para as crianças, os pais precisam redobrar a atenção com relação aos problemas que seus filhos possam ter no futuro.
De acordo com a fisioterapeuta em pódo-posturologia Lígia Erbereli, o uso constante desse modelo de sapato pode sobrecarregar as articulações, gerar encurtamento da musculatura da panturrilha e causar até problemas nos joelhos.
“O tênis deixa a criança com a parte de trás do pé mais elevada que a parte da frente. Então, as consequências disso é a sobrecarga que você coloca sobre a parte da frente do pé. É como se você tivesse utilizando constantemente um salto alto. Toda a movimentação dos tornozelos, joelhos e das articulações que estão acima vão ficar alteradas. Se você fizer isso durante uma hora é aceitável, mas utilizar esse tipo de tênis como calçado é complicado”, explica Lígia em entrevista à rádio Tribuna Bandnews FM
Ainda conforme a especialista, o ideal é que os pais controlem o tempo de uso do tênis pelas crianças. Apesar de divertido, o produto não tem a flexibilidade que os pés precisam para fazer o movimento correto quando se caminha.
“Quando a gente caminha, o correto é que a gente pise primeiro o calcanhar e o pé desça para o chão como movimento de mata borrão. Caso você utilize um calçado com rodinhas, ele não vai ter a flexibilidade que o pé da gente precisa para pisar corretamente. Ele tem o solado rígido e o pé acaba não fazendo o movimento ideal”, destaca Lígia.
Por ser esportivo, o uso do tênis com rodinhas exige alguns cuidados, como o uso de capacete e protetores nos pulsos, joelhos e cotovelos.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.