By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: PARANÁ PORTAL – Imagem: Divulgação
Um aeroporto de cargas
com pista de quatro mil metros de comprimento, quase o dobro da pista do
Aeroporto Internacional Afonso Pena (Grande Curitiba) deve ser
construído entre Curitiba e Ponta Grossa, na região do quilômetro 46 da
BR-277, em São Luiz do Purunã (Campos Gerais do Paraná).
O projeto aguarda licença do Quinto
Comando Aéreo Regional da Aeronáutica (Conar), em Porto Alegre (RS). A
próxima etapa, após a licença da Aeronáutica, é a licença no Instituo
Ambiental do Paraná (IAP).
A área adquirida para construção do
aeroporto tem 600 hectares. Segundo o empresário Joel Malucelli, dono da
área e fundador do grupo responsável pelo projeto, o novo aeroporto
poderá receber os maiores aviões do mundo, incluindo o Antonov Mriya
An-225, que aterrissou nessa segunda-feira (14) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
“O objetivo principal são os aviões de
carga. Hoje, aviões aterrizam em Curitiba com no máximo 30% da carga e
decolam com 20% porque a pista é muito curta. A base principal é Vira
Copos (em Campinas). Com esse projeto, nós poderemos aceitar o maiores
aviões que existem no mundo”, afirma.
O modelo de negócio deve seguir o
aplicado no Aeroporto de Vira Copos, em Campinas no Interior de São
Paulo, onde circulam as maiores cargas distribuídas no Paraná. O projeto
do novo aeroporto também contempla a circulação de aviões executivos.
“A princípio aviões de carga, mas
certamente aviões executivos. Nossa intenção em futuro próximo é que
alguma empresa aérea adote esse novo aeroporto como a Azul adotou o
Aeroporto de Vira Copos”.
De acordo com o Malucelli, o “mega aeroporto” seria alternativa para um provável congestionamento de cargas.
“Há necessidade de ter um porto seco da
Receita Federal, barracões de depósito de mercadoria, toda estrutura de
um aeroporto novo, principalmente de um aeroporto desse porte. Atendendo
uma região industrial como é Ponta Grossa, nós temos certeza de que
será um sucesso esse projeto”, confia.
O presidente do grupo, Alexandre Malucelli, afirma que o novo aeroporto atende a uma demanda notável da região.
“A região vem crescendo e tem demanda
para um aeroporto de cargas. Como o estado se industrializou bastantes,
um aeroporto de cargas que não tenha uma limitação de pista, pensando na
área industrial de Curitiba, o pólo logístico que é a região de Ponta
Grossa, estamos entre esses dois pólos. Faz todo sentido a localização
“.
“É um aeroporto privado desde sua
concepção, não um aeroporto público em que está sendo cedida a
concessão. Para aviação executiva, já tem vários projetos no Brasil, mas
o aeroporto de carga, comercial de carga, é inovador e tem seu tempo de
maturação, inclusive no licenciamento”, diz.
O projeto também prevê a construção de
uma rodovia que vai ligar a BR-277 ao Aeroporto. O pedido de licença
para o início do empreendimento foi protocolado na Secretaria Nacional
de Avião Civil.
O grupo JMalucelli, tutor do projeto,
espera atender todas as providências solicitadas pelo órgão até o fim do
ano. Depois disso, o projeto entra em fase de captação de recursos e
execução.
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