segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Paraná será o estado mais afetado com corte no Bolsa Família



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BAND NEWS Imagem: Divulgação


Mais de 75% dos paranaenses que recebem Bolsa Família podem perder o benefício caso o Congresso Nacional aprove o corte de R$10 bilhões no orçamento do programa para o ano que vem. De acordo com estimativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Paraná seria o estado mais atingido pelo corte. Isso porque, segundo a proposta, do deputado paranaense Ricardo Barros (PP), que é relator do orçamento federal, o corte seria feito na faixa de beneficiários que têm outra fonte de renda: caso da maioria dos paranaenses que recebem Bolsa Família.
Ricardo Barros propõe uma redução de 35% no valor a ser investido no programa Bolsa Família. Em entrevista à BandNews no dia 21 de outubro, o parlamentar defendeu que a proposta é apenas deixar de inscrever novos beneficiários no ano que vem, e cortar a verba de parte dos brasileiros que recebem o Bolsa Família como renda complementar, e não exclusiva.
Para Barros, a medida, que diminui o poder de compra de uma parcela dos brasileiros, não deve impactar tanto na economia. Ele defende que não é papel do governo estimular o consumo.
O parlamentar defende o corte no Bolsa Família como forma de não contar com a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que traria R$32 bilhões aos caixas, em 2016, segundo a estimativa do orçamento. No entanto, a proposta de volta da CPMF tem tramitação lenta no Congresso e, por conta disso, Ricardo Barros afirma que prefere não contar com esse valor.
O prazo para que Barros apresente o relatório preliminar da Lei Orçamentária é o dia 4 de novembro.
Em discurso no Distrito Federal, a presidente Dilma Rousseff voltou a afirmar que não vai reduzir a verba do Bolsa Família, mesmo com as dificuldades econômicas. Na quinta-feira (29), a petista participou da entrega de residências do Minha Casa, Minha Vida e garantiu que os programas sociais do governo não serão prejudicados.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.