By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: A REDE – Imagem: A Rede
De acordo com o chefe da Defesa Civil de Ponta Grossa, Edson Witek, um termo de vistoria foi realizado no local no dia 15 de setembro. “Existem vários pedidos e reclamações dos moradores sobre a árvore. O pinheiro realmente está inclinado e apresenta um alto risco de queda”, comentou Witek.
O coordenador explicou que como se trata de uma árvore nativa o documento foi repassado para a Secretaria de Meio Ambiente do Município e aguarda avaliação.
Outro lado
De acordo com Ronaldo Becher, diretor de Licenciamento Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a pasta municipal não tem competência para autorizar o corte da árvore. “O que foi protocolado aqui [na Secretaria] foi um pedido de anuência, de concordância. Somente o Instituto Ambiental do Paraná, o IAP, tem competência para autorizar o corte da araucária, que é uma espécie nativa, em extinção e que é protegida por legislação específica”, detalha.
Segundo Becher, o pedido de anuência foi aceito há quase dois meses, mas cabe ao autor do pedido dar sequência ao procedimento para que o corte seja autorizado. “Ele tem que vir aqui buscar essa anuência e levar até o escritório do IAP em Ponta Grossa”, explica. “O pedido para o corte será encaminhado até o Departamento de Florestas do IAP, em Curitiba, que vai autorizar ou negar o corte do pinheiro dependendo da solicitação”, completa. Com a autorização do IAP, o corte pode ser feito pela própria Defesa Civil ou pela Secretaria Municipal de Obras, por exemplo.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.