quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Após denúncias, Eduardo Cunha desiste de fazer viagem oficial à Itália



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Gilmar Felix


O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse nesta quinta-feira (1º) que desistiu de fazer uma viagem oficial para a Itália que estava marcada para esta tarde. Inicialmente, ele participaria do 1º Fórum Parlamentar Itália, América Latina e Caribe, em Roma.
Ele justificou a decisão alegando que resolveu ir ao casamento do senador Romero Jucá (PMDB-RR) no sábado (3), de quem é amigo. Cunha também argumentou que a viagem seria muito corrida porque já teria de estar de volta ao Brasil no início da semana e o evento não compensaria o esforço.
"Decidi que eu não vou. Vou ficar para o casamento do Jucá, que será sábado em Brasília", afirmou Cunha. "Eu ia apenas fazer um discurso na segunda-feira e voltar correndo para chegar no Rio, para chegar aqui ao meio-dia. Eu achei que era muita corrida para um evento que não tem o tamanho que justificasse", disse.
Nesta quarta-feira (30), o Ministério Público da Suíça enviou ao Brasil os autos de uma investigação sobre Cunha por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, segundo informou a Procuradoria Geral da República.
Questionado por jornalistas se o cancelamento da ida à Itália tem a ver com o fato, ele negou. "Não tem a ver com nada", disse.
As investigações começaram em abril na Suíça e resultaram em bloqueio de valores de Cunha, de acordo com a PGR.
Cunha não quis responder a perguntas sobre se tem contas no exterior e pediu que os jornalistas procurassem seu advogado. "Perguntem a ele, porque eu não vou responder nada que não seja por meio do meu advogado", disse.
Sobre a eventual perda de apoio político diante das denúncias, Cunha foi irônico: "Eu não estou atrás de apoio, por que eu vou perder?"

Em depoimento à CPI da Petrobras em março, Cunha negou possuir contas no exterior quando foi questionado pelo deputado Delegado Waldir (PSDB-GO).
"Delegado Waldir, estou dizendo para vossa excelência, clara e textualmente, as coisas bem concretas: o senhor Fernando Soares [apontado como lobista do PMDB no esquema da Petrobras] não representa o PMDB e não me representa; não tenho qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu Imposto de Renda; e não recebi qualquer vantagem ilícita ou qualquer vantagem com relação a qualquer natureza vinda desse processo", disse Cunha.
Em sua declaração de renda entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições de 2014, Cunha informou ter apenas uma conta no banco Itaú com saldo de R$ 21.652,39.
Sessão da Câmara
Cunha presidiu sessão da Câmara no início da tarde desta quinta. O líder do PSOL na Casa, Chico Alencar (RJ), subiu à tribuna do plenário e perguntou sobre uma eventual conta de Cunha no exterior.
"A pergunta que não quer calar: o presidente Eduardo Cunha tem ou não contas secretas na Suíça? [...] Essa é uma pergunta de interesse público, não é invasão de privacidade", disse Alencar.
Ele ressaltou que o peemedebista tinha obrigação de se explicar pela "transparência do parlamento" e a "dignidade da política". E afirmou ainda que o "silencio cúmplice" dos demais deputados é incompatível com a responsabilidade dos mandatos públicos.
Cunha aguardou que ele terminasse de falar e, ignorando a pergunta, deu a palavra para que o parlamentar seguinte discursasse sobre o projeto em votação no momento.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.