quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Receita dinamarquesa é sucesso contra obesidade infantil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BONDE NEWS Imagem: Divulgação

Um projeto que incentiva mudanças no estilo de vida de crianças e suas famílias está sendo adotado na Dinamarca com o objetivo de combater a obesidade infantil - hoje uma epidemia global.
Na cidade dinamarquesa de Holbaek, 1,9 mil crianças foram atendidas e 70% delas conseguiram manter um peso adequado por quatro anos após ajustar até 20 aspectos de seu estilo de vida. A forma como o projeto lida com a criança e seus familiares difere dos "pequenos passos" das dietas tradicionais.
O plano começa com as crianças sendo internadas durante 24h em um hospital para uma bateria de exames, medição da gordura corporal e preenchimento de um questionário sobre hábitos alimentares e padrões de comportamento.
O programa exige amplas mudanças de estilo de vida para derrotar a resistência natural do corpo a perder gordura. Cada criança tem um tratamento personalizado para modificar entre 15 e 20 hábitos diários.
"Não é divertido. É dureza", diz o médico Jens Christian Holm, que coordena o projeto, a Jakob Christiansen, de dez anos, durante uma consulta. "Ele comia (doces) escondido", diz a mãe, Elisabet. "Só queremos que os médicos ajudem Jakob a perder peso para que ele volte a ser um menino feliz."
Jakob conta ao médico que pedala 3 km para ir à escola. Mas o exercício, por si só, não basta para combater o que o pediatra chama de "doença crônica".
Entre um teste e outro, o menino almoça peito de frango sem pele, cenoura crua, pimentão vermelho e salada verde. "Vai ser difícil, mas lutarei com todas as minhas forças. Sei que vou sentir falta do açúcar e de ser preguiçoso", diz Jakob.
Alguns passos do programa
O médico da criança cria um plano customizado com 15 a 20 estratégias, que podem incluir:
1 - Nada de iogurtes de fruta no café da manhã; o programa defende aveia, pão preto e carne ou peixe nessa refeição
2 - Nada de fast food ou pão branco no almoço; prefira pão escuro, carne ou peixe e vegetais
3 - As porções devem ser servidas na cozinha; panelas e travessas não devem ser levadas à mesa
4 - As proporções no prato do jantar devem ser: metade de vegetais, um quarto de arroz escuro, macarrão ou batatas; e um quarto de carne ou peixe com pouca gordura
5 - Esperar 20 minutos antes de repetir. Isso dá tempo de o corpo sentir a saciedade
6 - Ficar satisfeito após cada refeição
7 - Apenas dois pedaços de fruta por dia
8 - Fast food apenas uma vez ao mês
9 - Doces apenas uma vez por semana
10 - Salgadinhos apenas uma vez por semana
11 - Limitar sucos, chá gelado, chocolate quente ou refrigerante a apenas uma vez na semana, e apenas meio litro no total
12 - Ir à escola a pé ou de bicicleta
13 - Praticar atividades físicas organizadas, como dança, futebol, handball ou ginástica
14 - Praticar também atividades livres, como caminhar e andar de bicicleta após a escola, levar o cachorro para passear ou pular no trampolim
15 - Limitar a 2 horas por dia o tempo de TV, computador ou tablets
16 - Nada de TV ou computador antes das 17h
17 - Determinar um horário, cedo, para dormir 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário