By: INTERVALO DA
NOTICIAS
EFEITO CLUBE
O conselheiro optou por não ser taxativo e acabar de vez com o chamado "efeito clube" --em que o preço da ligação para telefones da mesma operadora é menor do que para as demais.Proposta da área técnica previa equiparação desses valores. Outra possibilidade era estabelecer que pelo menos 60% de todas as chamadas entre operadoras diferentes ficassem livres da taxação. Da forma como o texto foi aprovado, a cobrança de valores diferenciados pode ser mantida --com o preço caindo ao longo dos próximos anos. A explicação do conselheiro relator é de que essa aceleração da redução das taxas já contribuirá para que os preços sejam reduzidos pelas empresas naturalmente.
ROAMING
A agência também definiu, por meio do novo regulamento, que as operadoras pequenas, que não possuem cobertura nacional, deverão pagar taxa menor de roaming. Assim, clientes das empresas Sercomtel, do Paraná, e CTBC, que opera no interior de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, serão beneficiados.O valor, no entanto, não foi especificado. Mas deverá ser mais próximo ao que pagam os clientes das empresas com cobertura nacional ao saírem de suas cidades de origem. A operadora Nextel, que possui licença para cobertura nacional, mas que não dispõe de rede em todas as regiões brasileiras, também será beneficiada.
COMPARTILHAMENTO
Para a infraestrutura, o regulamento da agência obriga que as empresas compartilhem torres, dutos, valas e cabos. A fibra óptica não foi incluída nas regras de compartilhamento. Os valores cobrados por cada empresa para esse compartilhamento ainda deverão ser apresentados à agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.