quarta-feira, 29 de março de 2023

FATO OU FAKE? Governo vai recolher carros fabricados antes de 2014 sem ABS e airbag

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação
Circulam nas redes sociais postagens afirmando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou o recolhimento de automóveis fabricados antes de 2014 que não possuam freios ABS e airbags.
"Quando você pensa que o desgoverno do Lula sossegou... Carros que não tiverem freios ABS e aybarg (sic) serão recolhidos, em sua grande maioria carros fabricados principalmente antes de 2014. 
Continua depois da publicidade
Ou seja, muitos carros vão deixar de andar, de consumir combustíveis, de pagar IPVAs, de parar em oficinas. O governo está de parabéns! Afunda de vez Brasil nas mãos da esquerda", diz uma das postagens enganosas. 
Procurado pela equipe do Fato ou Fake, o Ministério dos Transportes frisou que "não procede a informação que carros fabricados até 31 de dezembro de 2013 serão recolhidos por falta do equipamento de segurança".  
A pasta explicou que a obrigatoriedade do sistema antitravamento das rodas (ABS) e do equipamento suplementar de segurança passiva (airbag) é restrita a veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2014. A obrigatoriedade está estabelecida nas resoluções nº 964 e nº 915, ambas de 2022, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 
Não há punição prevista para modelos produzidos antes de 2014 que não tenham freios ABS e airbags. Também não há leis posteriores que impeçam a circulação desses automóveis.
Continua depois da publicidade
"Motoristas com carros sem os referidos sistemas de segurança devem dirigir com maior atenção
no trânsito, às regras da legislação e aos demais elementos presentes nas vias", afirmou o Ministério dos Transportes em comunicado.
"Essas recomendações devem ser seguidas por todos, inclusive os donos de veículos com os itens de segurança instalados", diz a pasta. 
Essa postagem é FAKE

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.