quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Agroindústria de guabiroba será instalada em Irati

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA Imagem: Divulgação
O município de Irati está implantando um novo projeto de agroindústria para produção de polpa de guabiroba na localidade do Pinho de Baixo. O trabalho está sendo realizado em parceria entre a Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa], através da Embrapa Florestas, que fornecerá mudas para os agricultores que queiram cultivar a fruta em suas propriedades.
Produtores de todo o município poderão se inscrever no projeto através do telefone (42) 3132-6173, na Secretaria de Agricultura. Conforme o secretário Raimundo Gnatcowski, o projeto será todo financiado pela empresa Cargill. Entretanto, o secretário não soube informar o valor que será investido no projeto. Continua depois da publicidade
“Esta empresa estará com todo este aporte, não sei informar o total que será investido por ela, mas sei que a Cargill fará o financiamento e o custeio deste projeto para nós e colocará esta agroindústria em funcionamento lá no Pinho”, frisou.
Além disso, a empresa Heide Extratos Vegetais, com sede em Curitiba, fará a aquisição dos extratos vegetais extraídos da casca da fruta. Raimundo destacou a importância da venda da produção da polpa e dos extratos para a produção de cosméticos, fitoterápicos e de alimentos.
“Praticamente 80% dela praticamente é polpa, que vai para o mercado para a produção de sorvetes, sucos, entre outros alimentos, com valor nutricional muito grande. Outros 20%, que estão na casca, concentram a maior riqueza. Ela pode ser utilizada de forma medicinal e para produção de cosméticos que podem recuperar a pele do ser humano. É uma descoberta que temos na região e estamos muito contentes com isto. Com isto, começamos a ter o circuito da guabiroba aqui, podendo ter esta agroindústria tão sonhada”, pontuou.
Raimundo destacou que o projeto trará aproveitamento para a fruta, que é nativa da região. “Isto é muito importante. Como aproveitamento e diversificação da propriedade é excelente, e como apoio ao agricultor familiar, é da mesma forma”, comentou. 
Continua depois da publicidade
O secretário espera que o projeto da guabiroba possa trazer um bom retorno para os produtores. Ele sonha que, assim como aconteceu com o plantio do Açaí no nordeste brasileiro, que é comercializada no mundo todo, a fruta iratiense se torne conhecida internacionalmente por suas propriedades medicinais e alimentares.
“Por que não sonhar? É uma fruta que será nutricional, cosmética e medicinal não somente aqui, mas no mundo todo. Isto representa muito para nós, é um sonho que começamos agora, mas espero que isto seja de muito futuro. Por enquanto é um produto extrativista, se tira somente da natureza sem cultivar, mas poderemos, em um período muito curto, ter estas mudas para que as pessoas possam cultivá-las e a produção aumentará ainda mais. Ela já é uma fruta que produz bastante quilos por pé, mas poderá aumentar ainda mais nos próximos anos com a assistência técnica”, afirmou.  

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.