segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Várias pessoas postaram nas redes sociais que viram no céu esse tipo de luzes. E você viu?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Divulgação

Várias pessoas postaram nas redes sociais que viram no céu esse tipo de luzes. E você viu?
Era como se estrelas tivessem se alinhado e andassem pela noite. As luzes, na verdade eram 60 satélites que foram recentemente lançados pela empresa SpaceX, para fornecer internet.
Para explicar melhor essas luzes no céu o site CGN entrevistou Wesley Camargo, engenheiro aeroespacial especializado na área de foguetes, formado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Ele é militar e trabalha na base de Alcântara, mas estava em Cascavel ontem, visitando familiares.
Continua depois da publicidade
Qual objetivo destes satélites?
Esta constelação de satélites se chama Starlink e foi lançada recentemente pela empresa SpaceX que tem um plano muito ambicioso de lançar milhares de satélites para fornecer internet para o mundo todo. Eles estão levando dezenas por vez, investindo um preço muito alto, com o objetivo de cobrir a terra toda com sinal de internet.
Qual o tamanho destes satélites e porque conseguimos vê-los?
São satélites que circulam em uma órbita baixa, em torno de 400 a 600 quilômetros de altura. A luz que foi possível ver do chão não é uma luz própria, mas a luz do sol refletida. A constelação pode ser vista no início da noite quando a terra já está escura, mas os satélites ainda estão recebendo e refletindo a luz do sol. Os satélites visto ontem são nanosatélites, em formato de cubo e do tamanho de caixas de sapato, aproximadamente, que refletem a luz do sol com muita intensidade.
Continua depois da publicidade
Eles estavam se movimentando ou quem se movia era a terra?
Ambos, mas os dois estão em velocidade diferentes, assim não serão vistos sempre no mesmo horário e no mesmo lugar. Eles devem seguir em órbita baixa e alinhados, mas vistos de diferentes pontos.
É possível ver novamente a formação de ontem?
Vai ser cada vez mais comum, já que há previsão de que centenas de satélites sejam lançados. Existe inclusive uma preocupação de que os satélites prejudicam a observação astronômica. Isso tem gerado crítica porque os astrônomos precisam conseguir diferenciar os astros da constelação de satélites.
Há sites que mapeiam o percurso dos satélites no céu. Em geral eles estão em inglês, mas podem ajudar quem quer ver novamente o fenômeno, inserindo a latitude e longitude de sua cidade.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.