terça-feira, 27 de novembro de 2018

Você conhece a história do pinheiro de pedra em Prudentópolis? Saiba quantos anos ele pode ter


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Mauricio Bosak

De acordo com o geólogo do Instituto de Terras Cartografia (ITG), Gil Francisco Piekarz, o sítio se trata de um “grande achado, uma das ocorrências mais importantes do Brasil de troncos fósseis”. Segundo ele, a maior grande preocupação por parte da ciência é que haja a sua preservação.
"Há troncos inseridos na rocha de formação de resina da Bacia do Rio Paraná que são unidades que tem 200 milhões de anos e que podem dar muita contribuição à ciência. Esse ponto é muito nobre para Prudentópolis".
Para o geógrafo e arqueólogo da Secretaria de Estado de Cultura e Preservação do Patrimônio Cultural, Almir Ponte Filho, a importância do local é fundamental para o Paraná e pela relevância, inclusive, para o Brasil.
“Está contando a história da terra. E o mais importante é que a comunidade abraçou essa ideia, desde os tempos dos seus avós”. Ele observa também que nas proximidades do pinheiro de pedra há vestígios arqueológicos indígenas, o que agrega maior valor ao local.
Continua depois da publicidade

O professor de geografia Antonio Ricardo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), disse que os ‘Pinheiros de Pedra’ estão em um sítio muito importante para a ciência, para educação e para o turismo.
“Trago alunos da universidade para estudar esse local e é muito importante preservá-lo, pois pode ser até uma descoberta internacional que não pode ser destruída, precisa de cuidados. Conversamos com a Prefeitura para uma preservação melhor. É um espaço muito valioso para o turismo cultural e científico”.
Segundo os especialistas, é importante lembrar que nenhum pedaço dos fósseis encontrados na região podem ser retirados do local.
“O valor dos troncos existem se estiveram lá no lugar onde estão. Não se pode levar para casa, pois perdem o valor científico e cultural”, alerta o professor Antonio Ricardo.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.