quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Morre centenária que comoveu Brasília com história de amor que durou 82 anos


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1 Imagem: Divulgação


O "até que a morte nos separe" chegou para Sebastiana Matos, de 101 anos, e Francisco de Alencar, 103. Eles eram casados há 82 anos. A aposentada morreu nesta terça-feira (11), em casa, no Distrito Federal, por falência múltipla dos órgãos. Em abril, a história de amor dos dois comoveu Brasília quando o casal foi internado no mesmo quarto de hospital.
O velório será nesta quarta (12), em Taguatinga, a partir das 14h30. A neta do casal, Jane Alves, conversou com o G1 e disse que Seu Francisco ficou "abatido" com a morte da companheira de vida.
Antes de morrer, "Bastiana" – como era chamada de forma carinhosa pela família – chegou a ficar internada por alguns dias, mas, na semana passada, recebeu alta e foi para casa.
"Ela veio para casa muito debilitada, usando sonda e balão de oxigênio.
Continua depois da publicidade 
A vó estava com problemas pulmonares e precisava ficar o tempo todo meio sentada", afirmou a neta.
Na saúde e na doença
O amor entre Sebastiana e Francisco ganhou repercussão em abril, quando a direção do Hospital Regional de Samambaia quebrou o protocolo de atendimento e manteve os dois lado a lado, no mesmo quarto. 
Eles tinham sido internados um no dia seguinte ao outro. Ela, na época, deu entrada primeiro, com o agravamento no quadro de diabetes e aumento da pressão arterial. Ele, diagnosticado com insuficiência renal.
Em alas diferentes, os dois não cansavam de perguntar um pelo outro. Percebendo a situação, funcionários do hospital quebraram o protocolo e decidiram colocar os dois no mesmo quarto.
Sebastiana e Francisco cumpriram o tempo de internação de mãos dadas, com as camas lado a lado. 
"Meu avô passava a noite toda procurando pela mão dela."
Um sem o outro
Há cinco meses, durante a recuperação do casal, a família de Francisco e Sebastiana contou ao G1 que a morte de um antes do outro era uma preocupação. No hospital, os dois tinham combinado que "um não iria morrer sem o outro"
"Ele orava que quando Deus o levasse, que Deus levasse a 'Bastiana' também."
O amor, de tantos anos, foi cultivado com declarações diárias. 
Continua depois da publicidade
Os dois costumavam dizer que eram muito felizes. Eles fariam 83 anos de casados em outubro.
Fazendo jus às grandes histórias de amor narradas em filmes, o casal marcou um dia de encontro para fugir a cavalo, em outubro de 1936.  
História de amor
Foi na década de 1930 que a história de amor entre Francisco e Sebastiana começou. À procura de trabalho, ainda jovem, Francisco trocou a vida no Maranhão pela atividade no campo, em Goiás. 
O primeiro emprego foi em uma fazenda, onde ele encontrou a mulher que, futuramente, se tornou sua esposa. Filha dos donos da casa, mas sem apoio do pai para assumir o relacionamento, a jovem Sebastiana aceitou fugir dali com o então "namorado de olhos azuis".
"Ele já a achava muito bonita, mas não tinha coragem de falar porque não se sentia digno dela", conta a neta. 
Com o compromisso formalizado, Sebastiana e Francisco só voltaram à cidade natal dela quando o 12º filho nasceu, em 1961.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.