By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B – Imagem: Divulgação
Um projeto-piloto desenvolvido pela
Copel em Curitiba tem como objetivo facilitar o pagamento de contas em atraso e
evitar o corte da energia por inadimplência. Mais de 20 equipes de eletricistas
que suspendem o fornecimento em domicílios com contas pendentes na cidade estão
oferecendo aos clientes a alternativa de pagamento dos débitos por meio de
máquinas de cartão, evitando assim o corte.
O sistema funciona online, gerando as contas em atraso na própria máquina que
aceita cartões de débito e crédito. Feito o pagamento, o consumidor recebe o
comprovante por mensagem de SMS. As máquinas aceitam as bandeiras Master, Visa,
Hipercard e Elo, com parcelamento em até 12 vezes.
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O presidente da Copel, Jonel Iurk,
explica que a tecnologia vem para melhorar a relação com o cliente. “Queremos
evitar o transtorno gerado pelo corte. Ao mesmo tempo, trabalhamos na
orientação sobre a adoção do débito automático, por exemplo, que hoje é a
melhor alternativa para evitar que a conta seja esquecida”, comenta.
O projeto envolve eletricistas
próprios e contratados, todos com identificação. Na primeira semana as equipes
evitaram 178 cortes no fornecimento, que seriam efetuados caso os consumidores
não tivessem quitado os débitos no momento da visita dos eletricistas. A fase
de testes do projeto deve durar 90 dias.
Corte
As regras sobre serviços de energia
elétrica, entre eles a suspensão por falta de pagamento, são estabelecidas pela
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o órgão regulador do setor.
A agência determina que as
distribuidoras avisem aos clientes por escrito, com antecedência mínima de 15
dias, a possibilidade da suspensão de fornecimento por falta de pagamento.
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Este
aviso é veiculado na própria conta de luz, seja ela impressa ou digital, e na
prática resulta em cortes realizados, em média, 36 após o vencimento da fatura.
As contas em atraso sofrem
acréscimo de multa, juros e correção monetária, cobrados na conta do mês
seguinte ao pagamento. Quando o corte é inevitável, o prazo para religação é de
até 24 horas para domicílios em área urbana e de até 48 horas para áreas
rurais, contadas a partir da baixa do débito junto à Copel, o que ocorre
automaticamente.
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