quarta-feira, 27 de junho de 2018

Roteiro integrado exalta a riqueza dos municípios de Bituruna, Pinhão, Guarapuava e Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: REDE SUL DE NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)

Um roteiro que exalte as belezas naturais, a diversidade cultural, a gastronomia típica e o encanto interiorano da região serrana paranaense. Esses são os ingredientes que compõem o rico e excepcional roteiro turístico integrado entre os municípios de Bituruna, Pinhão, Guarapuava e Prudentópolis, que propõe dias de muita cultura e beleza, em um passeio pelas acolhedoras cidades.
Na rota, o conjunto de serras e vales profundos onde existem milhares de nascentes originárias do sistema aquífero Guarani é engrandecido. A formação de córregos, rios, açudes, de cachoeiras e saltos espetaculares são opções de encher os olhos.
No combo de belezas naturais, a presença da mata Atlântica e da mata de Araucária, símbolo do Paraná, estão presentes em grandes reservas, áreas de proteção ambiental e abrigam uma enorme biodiversidade que evidencia desde plantas endêmicas até a rica fauna.
Continua depois da publicidade
A onça parda, jaguatirica, porcos selvagens, pacas e outros animais silvestres, são enriquecedores da vida animal dessa complexa e rica região.
Além disso, a singularidade do roteiro integrado desses municípios oferece aos turistas o clima de montanha. O inverno característico, cria um típico ambiente convidativo com lareira, fogão a lenha, churrasco no fogo de chão, pinhão na chapa, rica cultura e gastronomia das etnias ucraniana, alemã, húngara, polonesa, italiana e tropeira.
Para isso, dos quatro dias expostos no roteiro lançado pelas cidades, cada um destaca uma singularidade especial. A sugestão turística é começar pela cidade de Prudentópolis, que respira a cultura ucraniana e é amplamente agraciada com cachoeiras incríveis. Na cidade, visitas a museus, igrejas que são patrimônios artísticos e culturais paranaenses, monumentos, saltos, cafés coloniais e apresentações culturais folclóricas integram o primeiro dia da rota.
Em Guarapuava, é a vez da terra da cevada e da cultura eslavo-alemã. Passagens pelo distrito guarapuavano de Entre Rios percorrem o Museu Histórico Suábio e o Centro Cultural, contemplam a apresentação de um grupo folclórico suábio e um city-tour pelas cinco colônias da região, percorrendo os campos de trigo e cevada. São caminhos de encher os olhos. A visita a Mercearia Colonial Stoetzer e a parada obrigatória na Cervejaria Donau Bier, são as oportunidades esperadas por quem gosta de uma boa cerveja artesanal e da gastronomia eslavo germânica.
Continua depois da publicidade
Para o terceiro dia, a cidade de Pinhão preparou o melhor do tropeirismo, com o merecido destaque para a cultura tropeira. No roteiro, visitas as produções de Artes em Madeira, passeio pelo Mirante do Morro do Monge João Maria, caminhada pelos jardins em Faxinal do Céu e muita história na passagem pelo Museu Tropeiro. Nos produtos coloniais da cidade, o destaque é para o queijo e o tradicional doce de abóbora.
Para fechar essa rota deliciosa pela região serrana paranaense, a cidade que acolherá os turistas com uma boa taça de vinho à sua espera é Bituruna. Esse é o momento esperado pelos amantes da cultura italiana, dos vinhos, dos queijos e salames se deliciarem. Na programação, a rota do vinho percorre as vinícolas municipais e presenteia os turistas com apresentações musicais no vale da cidade. A passagem pela maior estátua de Santa Bárbara do mundo e o café colonial, são os ingredientes que selam com chave de ouro a jornada pela serra paranaense.
Também se encantou? Então não perca tempo. Os interessados em percorrer a recente rota regional devem contatar as agências de viagens de cada município para fechar o pacote. Prestigie a Região Serrana do Paraná e se encante ainda mais com a riqueza cultural paranaense.


OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.