sexta-feira, 22 de junho de 2018

Xadrez já tem finalistas nas categorias rápido e relâmpago nos 65º Jogos Escolares do Paraná em Prudentópolis


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: SEET-PR Imagem: Ana Reimann (SEET-PR)

Cerca de 80 atletas participam das competições de xadrez, que começaram na última quarta-feira (20) dentro da programação do 65º Jogos Escolares do Paraná da fase macrorregional em Prudentópolis. Durante todo o dia de hoje, foram disputadas as categorias relâmpago, rápido e convencional da modalidade, conhecida por exigir concentração e disciplina dos jogadores.
No rápido e no relâmpago, tanto na categoria A (alunos entre 14 e 17 anos) quanto na B (alunos de 12 a 16 anos) as vagas para as finais já foram conquistadas. 
Continua depois da publicidade
Com seis títulos adquiridos nos últimos dez anos, o Colégio Sepam, de Ponta Grossa, mais uma vez se destacou entre as escolas participantes. Três atletas se classificaram para as disputas, que serão realizadas em julho nos municípios de Apucarana (B) e Campo Mourão (A).
O professor e técnico do colégio, Lucas Silvestre Borges, afirmou que o resultado é fruto de muito trabalho e do incentivo de professores e dos pais dos alunos: “Desde 2009 participamos dos JEPs,  treinando novos jogadores e aperfeiçoando a técnica de quem já disputa há mais tempo. O caminho é difícil, mas contamos também com o apoio dos pais, que percebem a importância do esporte e liberam as crianças para treinos até nos finais de semana”, explicou.
Entre os principais atletas do Sepam, está Lucas Miléo, de 15 anos. Considerado um dos melhores enxadristas paranaenses, ele começou a jogar aos oito anos, influenciado pela mãe. Desde 2013 disputa os Jogos Escolares do Paraná e as medalhas fazem parte da sua trajetória. 
Continua depois da publicidade
Já classificado nas categorias rápido e relâmpago, em primeiro e segundo lugar respectivamente, o atleta, medalha de ouro no rápido no ano passado, já foi três vezes campeão geral do Xadrez nos JEPs: “Venci em 2013, 2015 e 2016 e, desta vez, quero levar mais três medalhas para casa”, afirmou.  
As competições de Xadrez seguem até amanhã, quando também serão conhecidos os primeiros lugares no convencional.  Rodrigo Zacarias, coordenador local da modalidade, afirma que já é possível fazer um balanço da etapa macrorregional baseado nas disputas realizadas até agora: “Realmente temos aqui jogadores com nível técnico muito bom, que vão brigar muito pelo título. São alunos que se destacam pela técnica, pela dedicação, pela concentração e pela experiência nos Jogos Escolares, o que faz a diferença para a classificação na final e, sucessivamente, para a conquista de títulos, afirmou. 
Confira aqui a classificação.
Confira aqui as fotos. 
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.