By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: BANDA B – Imagem: Divulgação
No Brasil, esta planta também é conhecia como “Dedo de Deus”, margaridão-amarelo, minigirassol, girassol-mexicano, boldo-japonês, titônia e flor do Amazonas. Mas seu nome científico é Tithonia diversifolia.
Nomes populares: mão-de-deus é o nome mais comum devido a suas folhas serem recortadas lembrando o formato de dedos, ou quem sabe, acredito eu, é porque ela realmente tem um poder divino como tem se mostrado sua ação sobre a dependência e abstinência de psicotrópicos
Benefícios da Mão de Deus:
Além do benefício para a Diabetes, sendo muito utilizada para este fim pelos Chineses, podemos citar vários outros benefícios, começando pela ajuda no tratamento de distúrbios gástricos e hepáticos. Ela também é anti-inflamatória, ameniza os dois tipos de diabetes (e atua na prevenção da mesma), trata dores de cabeça, atenua diarreias, acaba com a febre, atua no tratamento da malária e da ascaridíase.
Talvez, seu maior benefício seja o poder de amenizar a síndrome da abstinência que atinge ex-usuários de drogas psicotrópicas (Álcool e fumo, por exemplo). Ela é muito utilizada através de seu chá, nesses casos. Os pacientes deste tratamento dizem que, enquanto utilizaram a planta, seus organismos sentiam-se enjoados só de pensar em utilizar álcool ou fumo. Muitos conseguiram superar o vício após o uso da Mão de Deus.
Para o uso no tratamento da diabetes colhe-se umas 15 folhas da planta e tritura-se no liquidificador com um pouco de água, esprema o sumo coando em um pano bem limpo e coloque mais água. Esprema novamente até alcançar um líquido bem claro. Guarde a bebida em local fresco e protegido do sol. O líquido deve ser tomado três vezes ao dia, meio copo.
Para o uso da mão de deus em tratamento para dependentes químicos, do álcool ou fumo, deve-se secar as folhas e triturá-las até que se transformem em pó. Depois de peneirado, deve ser guardado em vidros protegido da luz solar. Este pó deve ser colocado na ponta da língua, em pequenas pitadas, no momento em que sentir maior vontade de usar as drogas. O uso não deve ultrapassar seis vezes ao dia.
Receita do seu chá para todos os tratamentos:
A forma mais utilizada da planta é o chá, feito a partir das suas poderosas folhas. Veja a receita.
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa das folhas da planta trituradas
– 1 litro de água
Modo de preparo:
Coloque as folhas trituradas e a água para cozinhar por 4 a 5 minutos, a partir do momento em que a mistura levantar fervura. Depois que retirar do fogo, tampe e deixe repousando por 10 minutos. Coe e beba de 2 a 3 xícaras ao dia, na temperatura que preferir.
ATENÇÃO!
Entretanto, o tratamento deve ser feito com cautela e não em períodos prolongados. Estudos toxicológicos recentes em ratos apontam que o uso oral e prolongado das folhas provoca lesões nos rins e no fígado. Por isso, estão se ampliando os estudos sobre a toxidade desta planta. É sempre bom procurar a opinião de um especialista antes de utilizar a planta.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.