quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Veja mitos e verdades sobre o dente do juízo. O siso



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: R7 Imagem: Divulgação

Popularmente conhecido como dente do juízo, o dente do siso muitas vezes torna-se uma grande preocupação para muita gente. Basta uma for na gengiva que começa o pesadelo sobre a possível retirada do dente do siso. Porém, muitas vezes, não é necessário que ele seja extraído.
Para saber o que é mito e verdade sobre dente do siso veja a seguir o que diz o cirurgião buco-maxilo-facil Alessandro Silva!
Todo mundo tem dente do siso  
Mito. Algumas pessoas podem nascer sem o dente do siso e, mesmo aqueles que nascem com ele, nem sempre precisam retirá-lo.
O dente do siso desalinha os outros dentes   
Verdade. Isso acontece porque se não existe espaço suficiente na boca, o siso vai empurrar os outros, prejudicando a mordida e até mesmo a estética.  
― Se há espaço para ele nascer sem prejudicar o alinhamento dos outros dentes, não há necessidade dele ser extraído.
Mesmo sem nascer, o dente do siso está sujeito a cáries   
Verdade. Mesmo que o siso não tenha nascido, a cárie pode sim destruir o dente, pois pode haver inflamação da gengiva com bactérias que vão penetrar.  
― Nesses casos, o dente do siso pode ser extraído ou pode ser feito tratamento à base de antibióticos.
Quem extrai um dos dentes do siso, precisa extrair os outros 
Mito. Segundo o especialista, a única restrição é a extração do dente inferior direito antes da extração do superior direito. Isso não pode acontecer, mas, quanto ao lado oposto, não há problema.  
― Em alguns casos, o dentista pode achar melhor fazer a remoção dos dois lados de uma vez, mas isso só deve acontecer com um especialista no assunto que vai julgar o caso dependendo do grau da dificuldade dessa remoção.
Depois da extração do siso é preciso fazer repouso  
Verdade! A retirada do siso nada mais é do que um procedimento cirúrgico, e, por isso, é necessário que o paciente repouso por pelo menos três dias. Após esse período, é recomendável procurar o especialista para saber se pode voltar para a rotina.
O dente do siso é maior do que os outros dentes do fundo 
Mito. Não existe um padrão para o dente do siso. Varia de pessoa para pessoa e pode ter diversas raízes, formatos e ser grande ou pequeno.
Pode atrapalhar os tratamentos ortodônticos?   
Verdade. Dependendo da posição do siso, eles podem sim atrapalhar, mas isso vai depender da cronologia da erupção dentária do indivíduo.
O dente do siso deve ser retirado na adolescência   
Mito. O especialista afirma que a idade vai depender da forma e da posição dos dentes.  
― É mais frequente a retirada do siso por volta dos 17 anos, que normalmente estão mais alinhados para essa remoção.
A pessoa sempre fica inchada depois da extração do siso   
Verdade. O inchaço só vai depender de como estava a posição do dente durante a cirurgia, mas ele é inevitável em qualquer caso, pois trata-se de um procedimento delicado.  
― Em situações de remoção do osso [osteotomia] a chance de traumatizar o tecido mole é maior e nesse caso, o pós operatório pode ser ainda mais desconfortável.
Não se deve passar a escova de dente na região operada logo após a cirurgia   
Verdade. A pessoa deve escovar os dentes normalmente, com exceção da região onde foi realizada a cirurgia. Como foi feito um procedimento delicado, deve haver cautela ao passar por essa região

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.