sábado, 26 de agosto de 2023

TCE quer que Governo do Paraná detalhe como dinheiro da venda da Copel será aplicado

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Divulgação
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE -PR) vai recomendar que o Governo do Paraná estabeleça em lei os investimentos que deve fazer com o dinheiro da privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel ), formalizada em agosto aos acionistas e mercado.
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai recomendar que o Governo do Paraná estabeleça em lei os investimentos que deve fazer com o dinheiro da privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel), formalizada em agosto aos acionistas e mercado. 
Como o orçamento desde ano já foi aprovado na Assembleia Legislativa , o Tribunal sugere que o governo estadual encaminhe projetos com previsão de gastos adicionais. 
Continua depois da publicidade
Esta informação, conforme o TCE, deve constar no Plano Plurianual, que detalha como o governo pretende gastar o dinheiro público entre 2024 e 2027.
O plano deve ser encaminhado aos deputados estaduais até 30 de setembro deste ano.
Detalhes
O TCE quer que o governo explique minuciosamente como vai gastar o dinheiro da venda das ações da Copel. Segundo o presidente do Tribunal, é preciso que as informações sejam bem precisas.
“Tem que ter métricas, tantos metros quadrados de reforma. Por exemplo, isso em uma escola. Independente disso, vamos acompanhar a execução e cronograma físico-financeiro”, comentou Guimarães.
Governo vai atender recomendação
O secretário estadual de Planejamento, Guto Silva, afirmou que o estado vai acatar a recomendação do TCE.
“A ideia é seguir a orientação do Tribunal, porque dá mais transparência e ajuda o estado a acompanhar obra por obra”. 
Continua depois da publicidade
Onde o dinheiro será aplicado
O Governo do Paraná informou que pretende reformar 400 escolas públicas com o dinheiro das ações da Copel, além de investir em programas habitacionais, obras de infraestrutura e asfalto e iluminação de LED em cidades com até 15 mil habitantes. 
O presidente do TCE defende que os recursos só podem ser aplicados em investimentos estaduais, o que impediria, segundo ele, o governo de aplicar o dinheiro para asfaltar municípios.
Guto Silva argumentou que “qualquer investimento do estado para o município é tratado como investimento”. Ele disse que irá avaliar a recomendação do TCE.
Painel de obras
O Tribunal de Contas também vai sugerir que o Governo do Paraná crie um painel na internet detalhando o andamento das obras para que a população acompanhe em tempo real.
“É um painel para que a sociedade veja como o dinheiro está sendo aplicado. Se o governo não fizer, eu faço”, disse Fernando Guimarães.
De acordo com o secretário de Planejamento, o painel de controle das obras será apresentado em setembro. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP. 

GRUPO 2 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 1 - CLIQUE AQUI.

GRUPO 4 - CLIQUE AQUI.

GRUPO - CLIQUE AQUI

GRUPO 3 : CLIQUE AQUI.

GRUPO 5: CLIQUE AQUI

GRUPO 6: CLIQUE AQUI.

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.