sábado, 26 de agosto de 2023

Confira os possíveis valores do pedágio do Lote 1 da BR-373 e 277, em Prudentópolis, Imbituva e Irati

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: G1/PR Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)
O consórcio liderado pelo grupo Pátria venceu nesta sexta-feira (25) o leilão de rodovias do lote 1 do novo pedágio do Paraná . A previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT ) é que a cobrança nas praças só comece no primeiro trimestre de 2024. 
A agência reguladora prevê que a concessionária assine o contrato e entregue os documentos exigidos em dezembro de 2023, assumindo a administração das estradas 30 dias depois, em janeiro de 2024.
O critério para definição da vencedora do leilão é a menor tarifa de pedágio oferecido pela concessionária, ou seja, a vencedora é que deu o maior desconto em cima da tarifa estipulada no edital. O grupo que arrematou o lote ofertou um desconto de 18,25%. A concessão é por 30 anos. 
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De acordo com a ANTT, os meses entre a entrega das rodovias e a abertura das praças de cobrança são para a revitalização da estrutura e vistorias.
O lote 1 abrange 473 km de rodovias federais (trechos das BR-277, 373, 376 e 476, no Paraná) e estaduais (PR-418, 423 e 427). Serão cinco praças de pedágio. 
Quanto vai custar o pedágio?
Ainda não é possível confirmar quais os valores exatos serão cobrados em cada uma das praças. Isso porque não há data exata para a abertura das praças. 
Porém, a RPC, em conjunto com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), fez uma estimativa de preço das novas tarifas em março do ano que vem, quando a nova concessionária deve assumir.
O novo modelo também prevê 5% de desconto para carros de passeio que usarem tags de cobrança automática.
Na tabela abaixo, você confere quais eram os valores ao fim das concessões em novembro de 2021, quais seriam os preços em março do ano que vem caso os contratos antigos do pedágio seguissem valendo e a previsão da nova tarifa considerando as regras do novo modelo de concessão.
Os cálculos da nova tarifa consideram: o desconto de 18,25% ofertado pela concessionária e a projeção de inflação de acumulada desde o fim do antigo pedágio a março de 2024 - o índice estimado é de cerca de 15%.  
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Confira a projeção na tabela abaixo:
PRAÇA TARIFA ANTIGA COMO SERIA - MARÇO/2024 PREVISÃO DA NOVA TARIFA - MARÇO/2024
São Luiz do Purunã R$ 9,60 R$ 12,36 R$ 8,64
Porto Amazonas R$ 15,30 R$ 19,70 R$ 10,86
Lapa R$ 15,30 R$ 19,70 R$ 11,38
Imbituva
R$ 13,40 R$ 17,26 R$ 9,97
Irati
R$ 13,40 R$ 17,26 R$ 10,15
O edital prevê que as praças de pedágio do lote sejam restauradas e modernizadas.
Além disso, o edital prevê 344 km em obras de duplicação, 210 km de faixas adicionais, 38 km de terceiras faixas e 41 km em vias marginais. O projeto contempla 11 passarelas e 60 paradas de ônibus.
A ANTT afirmou que as rodovias deverão ter nove bases de Serviços Operacionais e de Atendimento ao Usuário (SAU). Estas bases terão 10 ambulâncias, sendo três de suporte avançado.
O edital prevê, ainda, a disponibilização de pontos de parada para descanso de caminhoneiros.
Segundo o governo estadual, entre as obras previstas no lote 1 estão:
- Duplicação da BR-277 entre São Luiz do Purunã e o Trevo do Relógio , em Prudentópolis ;
- Duplicação da BR-373 entre Ponta Grossa e o Trevo do Relógio em Prudentópolis;
- Duplicação da Rodovia do Xisto entre Araucária e a Lapa;
- Duplicação da PR-423 entre Araucária e Campo Largo;
- Duplicação do Contorno Norte de Curitiba;
- Faixas adicionais na BR-277, entre Curitiba e o entroncamento da BR-277 com a BR-376;
- Faixas adicionais e vias marginais no Contorno Sul de Curitiba.
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Câmeras para reconhecimento de placas e outros itens
Entre outras exigências que estão no edital de concessão das rodovias do Paraná, estão:
- Instalação de câmeras com tecnologia OCR, que permitem reconhecimento de placas;
- Disponibilização de internet Wi-Fi em pontos de atendimento ao usuário e descanso de caminhoneiros;
- Instalação de painéis de mensagem variável;
- Iluminação completa em pontos críticos, como trechos urbanos, viadutos e entroncamentos;
- Sistema de pesagem automático;

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