Lembramos que a BR-373 começa no trevo do Relógio em Prudentópolis e termina em Ponta Grossa.
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RADIO NAJUA – Imagem: Divulgação
Em entrevista à Najuá, o secretário de infraestrutura e logística,
Sandro Alex, afirmou que o modelo de pedágio a ser adotado no Paraná
deverá ter um valor acessível e garantir a realização de obras, como a
duplicação da rodovia BR-277. Ele garantiu que o processo licitatório
será feito com total transparência e que o governo do estado não abrirá
mão da garantia de que as melhorias serão realizadas.“Qual é modelo que nós temos que defender? O menor preço que garanta a
duplicação da BR 277.
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Não é só o menor preço, mas eu quero um modelo que
garanta a duplicação, e é o que vamos defender com o governador. Eu não
abro mão da duplicação do trecho de Irati. Muitos dizem que o menor
tráfego da 277 é o nosso, mas eu vou dizer o seguinte: certamente um dos
trechos com maior número de acidentes com vítimas fatais é o nosso. Nós
não vamos abrir mão da duplicação, até porque, para que Irati tenha
industrialização, emprego, tem que ter duplicação até o porto de
Paranaguá. Da duplicação, nós não vamos abrir mão”, frisou.
A empresa que vencer a licitação deverá dar mais descontos na tarifa
para o usuário da rodovia e uma maior garantia para que as obras
aconteçam sem que a concessionária alegue impossibilidade e solicite
aditivos para a execução das obras, conforme explica Sandro. “Estou
lutando para que o ministro (da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de
Freitas) siga esta orientação do menor preço com garantia. Se for só o
menor preço, pode alguém ganhar, dar um desconto alto e dizer que não
pode fazer. Não vamos deixar não ter desconto, ter travas, mas tem que
ser o maior desconto. Uma empresa séria vai dar o desconto e dizer que
faz a obra, provando e entregando o dinheiro para garantir, é isso que
nós queremos”, pontuou.
Em breve, toda a rodovia deverá ser duplicada, segundo
Sandro. Ele comenta que não pode haver rodovia com pedágio sem
duplicação, obras e serviços, mesmo com preço acessível pago pelo
usuário. “Eu quero deixar claro à população que o governador Ratinho
Júnior jamais vai aceitar um modelo que não seja benéfico para a
sociedade paranaense. Não estamos compactuando com os erros do passado,
nenhuma empresa está sendo beneficiada porque o Governo está na Justiça
pedindo a reparação de todos os prejuízos. Estamos com a Controladoria
tentando evitar que eles participem do leilão, apesar de esta ser uma
decisão da Justiça, mas o governo não quer e não vai deixar.
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O
governador tem clareza de que tem que ser na bolsa, tem que dar um maior
desconto e tem que ter obras”, afirmou.
Sandro
destacou que a duplicação da BR-277 é necessária para que haja
desenvolvimento econômico em toda a região. “Se Irati tiver uma
ferrovia, uma rodovia duplicada e a pavimentação da PR 364, é certeza
que o município vai ter industrialização e desenvolvimento, com uma
taifa justa, correta, decente e honesta com o povo, e não vamos abrir
mão disto. É claro que algumas rodovias são federais, a 277 não é nossa,
a decisão é do ministro. Nós estamos pressionando, cobrando,
auxiliando, sugerindo e pedindo junto à população, e eu tenho certeza de
que ele vai nos ouvir. O estado tem também compromisso de fazer o que é
melhor para a população até porque nós sofremos nos últimos 30 anos”,
finalizou.
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