sexta-feira, 20 de novembro de 2020

O Col. Alberto de Carvalho de Prudentópolis completou 72 anos

By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: INTERVALO DA NOTICIAS Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias)
 
O Col. Alberto de Carvalho de Prudentópolis completou 72 anos nesta sexta (20).
Hoje no colégio é aplicado o ensino fundamental e médio, que no passado todos lembram que era o 1º grau e era chamado de ginásio, como por muitos é chamado até hoje.
Hoje também são vários os cursos profissionalizantes que são oferecidos. 
Continua depois da publicidade

Confira um resumo da história
O Colégio Estadual Alberto de Carvalho – Ensino Fundamental e Médio, foi criado no dia 20 de novembro de 1948, sendo denominado Ginásio Alberto de Carvalho. Através da Lei Municipal Nº 14, de 29 de julho de 1948, passou a pertencer ao Município, funcionando assim até 18 de agosto de 1950, com o nome de Ginásio Municipal, funcionando especificamente de 1a. a 4a. séries Ginasial. Então através do Decreto Nº. 143, de 18 de agosto de 1950, o referido Ginásio passou a ser mantido pelo Governo do Estado do Paraná, tornando-se uma escola estadual.
A partir do dia 12 de agosto de 1968, o estabelecimento passou a ser denominado Ginásio Estadual Alberto de Carvalho, em homenagem ao Sr. Alberto Pinto de Carvalho. Neste mesmo ano de 1968 foi construído um prédio mais amplo para atender e comportar mais alunos, pois a clientela vinha aumentando consideravelmente.
No ano de 1977, fica autorizado a funcionar o Complexo Escolar de Prudentópolis – Ensino de 1º Grau, resultante da reorganização do Ginásio Estadual Alberto de Carvalho, Grupo Escolar Barão de Capanema, Grupo Escolar Severo Agibert, Escola de Aplicação Cel. José Durski e Instituto Santa Sofia. Passa então, o Ginásio Estadual Alberto de Carvalho a denominar-se Ginásio Estadual Alberto de Carvalho – Ensino de 1o. Grau, através do Decr. 4402/77.
Continua depois da publicidade
 
Com a Lei No. 532, passou a denominar-se Escola Estadual Alberto de Carvalho – Ensino de 1o. Grau, embasada na Lei 5692/71, funcionando somente de 5a. a 8a. séries, sendo construídas mais salas de aulas, ampliação que se fez necessária devido ao aumento da população prudentopolitana, consequentemente crescendo o número de estudantes.
Em 1981 fica reconhecido o Curso de 1º Grau Regular da Escola Estadual Alberto de Carvalho – Ensino de 1º Grau através da Resol. 2663/81, DOE 11/12/81.
Em 1997 foi implantado o PROEM (Programa de Expansão do Ensino Médio), através da Resolução No. 1568/97, de 29 de abril de 1997, passando o estabelecimento de ensino a denominar-se Colégio Estadual Alberto de Carvalho – Ensino de 1º e 2º Graus.
A partir de 1998, com a implantação da Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) da Educação Nacional, instituindo-se assim o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio para as turmas de 2º Grau e conforme a Resolução Secretarial No. 3120/98 de 11 de setembro de 1998, o Colégio passou a denominar-se Colégio Estadual Alberto de Carvalho – Ensino Fundamental e Médio.
No ano do “Jubileu de Ouro”, o Colégio Estadual Alberto de Carvalho foi mais uma vez ampliado, sendo contemplado com a construção de um amplo Laboratório de Informática e uma Biblioteca, conforme padrões estabelecidos pela SEED.
No ano de 2000, através da Resolução No. 126/2000, DOE 31/01/2000, fica reconhecido o Ensino Médio do Colégio Estadual Alberto de Carvalho – Ensino Fundamental e Médio, integrando o reconhecimento originalmente declarado pela Resolução 2663/81.
No ano de 2010, teve início o Curso Técnico Profissionalizante no Colégio Alberto nas áreas de formação Curso Técnico em Segurança do Trabalho e Curso Técnico em Farmácia. Neste ano, o Colégio recebeu a denominação de COLÉGIO ESTADUAL ALBERTO DE CARVALHO, ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL.
Continua depois da publicidade
 
O atual Diretor do Colégio é o Professor Moacir Bortolozzo e a Diretora Auxiliar, Professora Nellen Luciane Martins de Campos Mehl. O Colégio possui 540 alunos matriculados no Ensino Fundamental e 120 alunos no Ensino Profissionalizante. O Colégio oferta em contraturno aos alunos, aulas de CELEM – ESPANHOL, Projetos de Futebol, Handebol e Basquetebol, Sala de Recursos e Mais Aprendizagem. Para os Cursos Técnicos é ofertado o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Farmácia, Técnico em Administração e Técnico em Enfermagem. 

CURTA AQUI NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.

FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.