quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

FATO OU FAKE? Tecnologia israelense para exames chegou ao Brasil graças ao presidente Jair Bolsonaro?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

Recentemente, começou a circular nas redes sociais um vídeo muito peculiar. Nele, é alegado que um aparelho para análise sanguínea, não invasivo (sem tirar uma única gota de sangue do paciente) e de tecnologia israelense, teria chegado ao Brasil graças ao presidente Jair Bolsonaro.
O vídeo é basicamente uma conversa entre um cidadão chamado “Neto” — alegadamente representante de uma empresa de Israel no Brasil —, e o deputado estadual Ed Thomas, do PSB, que está no seu quarto mandato, cuja base eleitoral é de Presidente Prudente e região, interior do Estado de São Paulo. Na parte final do vídeo, Ed Thomas apontou para o aparelho e perguntou se a vinda do mesmo era devido a abertura Brasil-Israel através do presidente Jair Bolsonaro. “Neto” respondeu que sim.
Continua depois da publicidade 
Em seguida, foi novamente mencionado que a tecnologia chegou ao Brasil graças ao atual presidente.
Confira o vídeo, que foi publicado no dia 9 de dezembro de 2019, na página do próprio deputado, no Facebook (1 | 2).
Um Pouco Mais Sobre Ed Thomas
Em maio deste ano, o deputado estadual Ed Thomas passou a apresentar um programa de TV chamado “Ed+ Interior”. O programa é exibido aos sábados pelo “SBT Interior” — uma emissora afiliada ao SBT, e que cobre as regiões de Araçatuba, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Seu primeiro vídeo sobre o aparelho foi gravado durante uma visita a empresa “Nuvem UAV” — fabricante de drones de Presidente Prudente/SP, cuja matéria estava programada para ir ao ar no último sábado (14).
Entretanto, será que esse aparelho realmente existe? Ele chegou ao Brasil graças ao presidente Jair Bolsonaro? Descubra a verdade agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Embora o aparelho realmente seja verdadeiro, ele não chegou ao país graças ao presidente Jair Bolsonaro! Portanto, a alegação de que o aparelho (ou empresa) chegou ao Brasil devido ao estreitamento de laços comerciais com Israel, promovida pelo presidente, é enganosa.
Como de praxe, a seguir explicaremos direitinho essa história para vocês!
A Vinda da Empresa para o Brasil
De acordo com o site da subsidiária brasileira da CNOGA, a empresa foi fundada em 2004 pelo Dr. Yosef Segman, um inovador tecnológico e empreendedor, que liderou o desenvolvimento de seus produtos desde as fases iniciais através de uma parceria estratégica com a Texas Instruments Inc., para a comercialização na Europa, Ásia e América do Sul.
Continua depois da publicidade
Embora o site não diga exatamente quando a empresa veio para o Brasil, uma notícia veiculada no site da Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, em maio de 2015, apontava que a empresa abriria uma filial no país ainda naquele ano. No texto havia uma declaração do próprio Ziv Gilboa, apontado como gerente da empresa para a América Latina:
Na época era mencionado a existência de um dispositivo, que realizava um pré-diagnóstico (apenas “touch screen”) e o médico recebia simultaneamente o resultado em qualquer dispositivo móvel.
Os Certificados e Registros Relacionados ao Aparelho
Em julho de 2015 (época do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff) foi emitido um certificado de conformidade pela Associação IEx Certificações para dois aparelhos da CNOGA. Um deles era o “Tensor Tip VSM” e outro era o “Tensor Tip MTX”. Diga-se de passagem, a IEx é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação – CGCRE, do Inmetro, para prestar serviços de avaliação da conformidade de produtos que tem em sua prestação de serviços assegurar e garantir a segurança e qualidade desses.
Eis a descrição relacionada ao “Tensor Tip MTX” (desde então ambos passaram por atualizações), que consta no certificado:
Continua depois da publicidade
“O TensorTip não-invasivo da Cnoga Medical é um dispositivo pequeno, leve, portátil, destinado a medir e exibir a pressão arterial (sistólica e diastólica), verificação do SpO2, Taxa de pulso periférico (PPR), Hemoglobina (Hb), Hematócrito, MAP, PCO2, PO2, CO, pH, RBC, A1C e bioparametros. O dispositivo tem dois modos operacionais:
Modo 1: alimentado internamente por baterias recarregáveis 3,7 V Li-Polymer, 670 mAh2;
Modo 2: a unidade é conectada a um dispositivo externo AC / DC plug-in direto de Classe II aprovado (carregador)“
Conclusão
Falso! Embora o aparelho realmente seja verdadeiro, ele não chegou ao país graças ao presidente Jair Bolsonaro! Portanto, a alegação de que o aparelho (ou empresa) chegou ao Brasil devido ao estreitamento de laços comerciais com Israel, promovida pelo presidente, é enganosa.
Confira AQUI a matéria completa.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.