By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS – Imagem: Divulgação
Basicamente, segundo o texto publicado por esses sites, uma manada de javalis teria destruído um esconderijo e consumido cerca de R$ 88 mil reais em cocaína, que estava escondida numa floresta da Toscana, na Itália. Os investigadores descobriram que os javalis consumiram a substância ilícita ao ouvir uma escuta telefônica entre traficantes. Tanto as manchetes quanto os textos deixam, no mínimo implícito, que toda a cocaína escondida teria sido consumida pelos javalis.
Vale ressaltar nesse ponto, que todos esses sites utilizaram o tabloide britânico “Metro” como única fonte de informação, ou seja, não houve nenhum cruzamento de dados.
Continua depois da publicidade
Entretanto, será que essa história é realmente verdadeira? Será que
isso aconteceu tal como foi mencionado pelos sites de notícias? Descubra
agora, aqui, no E-Farsas!A Versão Original Divulgada por Sites Italianos de Notícias
Nossa história começa com o assassinato de um jovem de 21 anos, de origem albanesa, na comuna italiana de Sinalunga, na Toscana, em 9 de maio 2018. O assassino? Um pastor de origem sardenha, que acabou sendo condenado a 16 anos de reclusão. Durante a investigação desse assassinato, os carabinieri (a polícia militar da Itália, por assim dizer) acabaram encontrando um grupo de traficantes de drogas, que atuava nas províncias de Siena e Arezzo, também na região da Toscana.
O comércio ilegal de drogas teria ocorrido entre setembro de 2018 e março de 2019, e o público-alvo eram os frequentadores de clubes noturnos. Estima-se que o grupo, composto por três homens de origem albanesa, e que eram próximos do jovem que foi assassinado, chegou a comercializar cerca de 2 quilos de cocaína “pura” (entre 80 e 85% de pureza) por mês. Eles cobravam entre 80 a 100 euros por grama. Uma quarta pessoa também foi presa: o dono de uma boate de Arezzo.
A cocaína era mantida escondida em potes, que por sua vez ficavam enterrados numa floresta da região. Durante as investigações, a polícia grampeou os telefones utilizados pelos traficantes e, numa das ligações, ouviu algo bem inusitado. Um dos traficantes se queixou de um suposto dano, avaliado em 20 mil euros, atribuído a um único javali (“un cinghiale“), que teria desenterrado um dos potes e espalhado a cocaína no solo.
Entretanto, nenhum veículo italiano disse que um ou mais javalis teriam consumido uma parte ou toda droga contida no pote. Isso foi simplesmente inventado pelo tabloide britânico Metro, que divulgou a história de maneira totalmente sensacionalista.
Sites Norte-Americanos Foram Muito Mais Cautelosos
Embora seja necessário desconfiar sempre, e que haja um claro modus operandis para iludir o leitor, nem todo tabloide britânico é estritamente grotesco. No entanto, alguns são terrivelmente e irremediavelmente sensacionalistas e flertam constantemente com a má-fé. Isso inclui, por exemplo, os tabloides “Metro”, “Daily Express” e “Daily Star”, que habitualmente divulgam histórias de maneira distorcida ou utilizam de clickbaits dantescos para alavancar o número de acessos. Sabendo disso, uma certa dose de cautela — algo que não foi tomado por inúmeros sites brasileiros — era necessário.
Continua depois da publicidade
Essa cautela foi tomada, por exemplo, por diversos sites norte-americanos de notícias (a exemplo do “Insider“, “FOX News” e “Newsweek“).
A ênfase de tais sites se limitou apenas a destruição causada por
javalis (embora a versão original tenha mencionado a alegada ação de um
único javali).Um ou Mais Javalis Foram Afetados pela Droga?
A imprensa italiana não divulgou se um ou mais javalis teriam sido afetados pela droga, e nem mesmo se houve qualquer confirmação por parte da polícia que um javali, de fato, tenha sido o responsável por “causar prejuízo financeiro aos traficantes”. O que temos é tão somente um relato interceptado de um traficante atribuindo a ação a um único e suposto javali. Além disso, sequer foi divulgado que um ou mais javalis teriam consumido (cheirado) todo esse valor em cocaína, mas tão somente destruído um pote, cuja droga teria ficado espalhada no solo da floresta. Não há registro fotográfico ou em vídeo dessa ação ou seu resultado.
Verdadeiro ou Falso?
Falso! A versão divulgada pelo tabloide britânico “Metro” é bem sensacionalista e diferente da versão original que foi divulgada por sites italianos de notícias (a exemplo do “Il Tirreno” e “Toscana Media News“). A seguir, vamos tentar explicar essa história da melhor forma possível para vocês.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.