O mesmo tipo de notícia circulou pelas redes sociais que poderia ter sido isso em Prudentópolis
By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS – Imagem: Divulgação
É interessante fazer apenas uma pequena observação nesse ponto. Alguns sites alegaram que essa família já vinha sendo investigada há anos (1 | 2), sendo que o site do jornal “Folha de Vitória” mencionou que diversos boletins de ocorrência já tinham sido lavrados.
Continua depois da
publicidade
Uma História de TerrorE, o que poderia ser “apenas” um caso de maus-tratos aos animais se transformou numa história de terror. Isso porque, segundo a polícia, há uma forte suspeita que a família matava os animais e vendia a carne deles para ser supostamente comercializada no formato de linguiça. Sim, isso mesmo que vocês leram. O produto seria supostamente comercializado numa ou mais feiras da própria cidade.
Durante a abordagem inicial dos policiais, a família alegou que estava protegendo os animais, ou seja, essa seria a razão da presença de tantos gatos e cachorros no local. Contudo, a polícia não acredita nisso, e por vários motivos.
Segundo o portal de notícias RICMais, um policial militar teria relatado que foram encontrados diversos sacos de ração, que estavam cheios de ossos. Isso foi corroborado por uma reportagem do programa jornalístico “Primeiro Impacto”, do SBT, que chegou a mostrar (borrando a imagem, é claro) diversos sacos contendo carcaças e ossos de animais. Assista AQUI o vídeo.
A Família Não Comercializava Nada no Local
Segundo a polícia, a família não comercializava absolutamente nada no local, ou seja, na casa onde moravam. Os três suspeitos “apenas” venderiam a carne para alguém processar, por assim dizer. A polícia ainda está investigando uma quarta pessoa, que pode estar envolvida nessa situação, assim como os compradores das tais linguiças que teriam sido feitas com a carne de cães e gatos. Vale lembrar nesse ponto, que há toda uma investigação em curso, portanto é necessário cautela.
Embora os cães sejam, em princípio, de rua, a polícia não descartou a possibilidade de que animais pertencentes a moradores da região tenham sido furtados pelos integrantes dessa família.
Comercializar a Carne de Cães ou Gatos para Consumo Humano é Crime!
Kelly Rose Areal, gerente estadual de Vigilância em Saúde explicou que o abate e a comercialização da carne de cães e gatos para o consumo humano é crime.
Continua depois da
publicidade
As Fotos que Circulam Sobre Esse Caso São Verdadeiras ou Falsas?Boa parte das fotos que circulam sobre esse caso em alguns sites de notícias e nas redes sociais foram tiradas dos seus contextos originais! Infelizmente, na ânsia ou sensacionalismo de realizar uma denúncia, inúmeras pessoas estão compartilhando diversas fotos, que nada tem a ver com esse caso ocorrido em Guarapari/ES. Para vocês terem uma ideia, algumas fotos são muito antigas e sequer foram tiradas aqui no Brasil!
A seguir, vamos conhecer algumas dessas fotos!
1) Foto de Cachorros Mortos Pendurados em Ganchos
Evidentemente, não iremos publicar essa foto sem nenhum borrão devido ao caráter extremamente gráfico que ela possui. Contudo, acreditamos que vocês saibam muito bem qual seja essa foto:
Não iremos publicar essa foto sem nenhum borrão devido ao caráter extremamente gráfico que ela possui
Essa foto circula há tempos na internet! Uma de suas primeiras aparições teria sido num abaixo assinado formulado no site “Change.org”, em 2012! (2). O texto pedia para que parassem com a carnificina feita com cães no Vietnã e na China.
Contudo, não foi mencionado onde essa foto teria sido realmente tirada.
A maior probabilidade é que esse registro tenha sido feito em um desses
países que acabamos de mencionar.Portanto, essa foto não tem relação alguma com o caso ocorrido em Guarapari/ES!
Continua depois da
publicidade
2) Fotos de Linguiças Supostamente Preparadas com a Carne de Cães e GatosLembram que a polícia disse que a família não comercializava nada no local? Então, não teriam sido encontradas quaisquer linguiças fabricadas pela família ou equipamentos para esta finalidade na residência. Portanto, de antemão, nenhuma foto de linguiça, que tenha sido veiculada nas redes sociais, blogs, e por diversos sites de notícias (1 | 2 | 3 | 4 | 5), ao menos até o momento do fechamento deste artigo, pode ser atribuída a esse caso.
Vamos conferir algumas delas?
A) Linguiça Enrolada na Vertical
A foto acima circula na internet, no mínimo, desde setembro de 2012! Nessa época, a foto dessa linguiça apareceu num blog chamado “Linguiças Artesanais” com a seguinte descrição:
“Juntamos uma das delícias do Norte de Minas com a paixão pela
degustação de um produto artesanal e único. Resultado: Linguiça com
Pequi. Feita com peças selecionadas de Contra Filet, Alcatra ou/e Pernil“
Portanto, a foto não é recente e não se trata da carne de cães ou gatos!
B) Linguiça Enrolada na Horizontal
Curiosamente, uma parte da foto acima foi divulgada pelo site do jornal “Agora” como “Divulgação/Polícia Civil”. É difícil saber quem errou nesse caso, se foi o jornal ou a Polícia Civil de Guarapari, porque essa foto não tem nenhuma relação com esse caso! Numa simples e rápida pesquisa em mecanismos de busca, encontramos a provável fonte dessa foto: um site chamado “Simply Recipes”. A publicação, de autoria de um ex-jornalista e ex-cozinheiro chamado Hank Shaw, ensinava a fazer linguiças caseiras e como manusear adequadamente o equipamento necessário para essa finalidade.
Continua depois da
publicidade
Informações contidas no código-fonte da página indicam que o artigo teria sido publicado em 2009, e sido modificado pela última vez em abril de 2019.Portanto, essa linguiça não tem a ver com o caso de Guarapari/ES e muito menos foi feita da carne de cães ou gatos.
C) Linguiça Enrolada na Horizontal Nº 2
Essa foto de linguiça teria aparecido pela primeira vez em novembro de 2013, num blog brasileiro chamado “Blog de Receita”! Contudo, a linguiça era feita de carne de porco do mato!
Portanto, novamente, essa linguiça não tem a ver com o caso de Guarapari/ES e muito menos foi feita da carne de cães ou gatos.
D) Linguiças Penduradas num Varal
Essa foto, na verdade, é um frame de um vídeo publicado em março de 2016, no YouTube! O vídeo mostra o processo artesanal da fabricação de uma linguiça de porco!
Confira o vídeo a partir do trecho que selecionamos para vocês (a partir de 12:09):
Continua depois da
publicidade
ConclusãoBoa parte das fotos que circulam sobre esse caso em alguns blogs, sites de notícias e nas redes sociais foram tiradas dos seus contextos originais! Infelizmente, na ânsia ou sensacionalismo de realizar uma denúncia, inúmeras pessoas estão compartilhando diversas fotos, mas que nada têm a ver com um triste e verdadeiro caso ocorrido em Guarapari/ES.
De qualquer forma, este artigo poderá ser atualizado futuramente caso alguma outra imagem, tirada de seu contexto original, viralize e seja atribuída a esse caso.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS
MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.