quinta-feira, 31 de outubro de 2019

FATO OU FAKE? Vídeo mostrando um soldado-robô em ação é verdadeiro ou falso?


By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: E-FARSAS Imagem: Divulgação

E aí, quantos de vocês temem que as máquinas, um dia, irão dominar o mundo? Para algumas pessoas, esse dia chegará em breve! Já para outras, o homem ainda tem pleno controle de suas criações e não há motivos para a tecnologia ser temida.
Independentemente de qual seja a sua opinião há uma preocupação real sobre a evolução tecnológica, principalmente quando os caminhos das Forças Armadas de um país, a robótica, e a inteligência artificial (IA) se cruzam. No ano passado, por exemplo, cerca de 4.000 funcionários do Google protestaram, quando a gigante firmou um contrato com o Pentágono na área de IA. Na época, o Google disse que não renovaria o contrato após seu encerramento este ano.
Já neste ano, alguns estudantes da Universidade Carnegie Mellon, em Pittisburgh, na Pensilvânia, também nos Estados Unidos, ficaram indignados após a instituição ter anunciado uma parceria com o Exército para desenvolver soluções de IA para os militares.
Continua depois da publicidade 
Embora haja uma intenção extremamente válida e importante em termos de defesa e proteção civil, ao mesmo tempo há uma grande preocupação, igualmente válida, no desenvolvimento, por exemplo, de equipamentos autônomos com potencial de matar (robôs, drones, veículos etc.).
Os Vídeos que Costumam Ser Divulgados Por uma Empresa Chamada “Boston Dynamics”
Vocês já ouviram falar de uma empresa chamada “Boston Dynamics”? Ela é uma empresa de robótica com sede no Estado de Massachusetts, que de vez em quando causa pânico em algumas pessoas. O motivo? A divulgação de vídeos mostrando a evolução, que seus robôs vêm tendo ao longo do tempo.
Entre esses vídeos podemos destacar alguns envolvendo um “cachorro robótico” chamado “Spot”, e um robô humanoide chamado “Atlas”:

Continua depois da publicidade


Não é nem preciso dizer que o temor de muitos é se esses robôs, por exemplo, portassem armas e perdessemos o controle sobre suas diretrizes. O que aconteceria caso eles aprendessem ao ponto de julgar o que é ou não melhor para as pessoas? E se falhassem? E se tudo isso for usado um dia por governos com o objetivo de suprimir direitos individuais? Enfim! Essa é uma longa discussão.
Será que Esse Dia Chegou?
No dia 27 de outubro de 2019, um determinado usuário brasileiro, no Facebook, divulgou um vídeo que mostrava uma espécie de soldado-robô em ação (arquivo)! Quase instantaneamente, como era de se esperar, o vídeo acabou viralizando!
Continua depois da publicidade
O vídeo já foi visualizado cerca de 1 milhão de vezes e obteve mais 50 mil compartilhamentos! Contudo, será que esse soldado-robô é real? Será que ele foi fabricado pela Boston Dynamics? Descubra agora, aqui, no E-Farsas!
Verdadeiro ou Falso?
Falso! Na verdade, esse soldado-robô é tão somente fruto da computação gráfica (CGI), ou seja, ele não existe no mundo real!  O vídeo divulgado pelo usuário, como se fosse verdadeiro, é apenas um trecho de um vídeo bem maior, mas que não passa de uma paródia criada por um estúdio chamado “Corridor Digital“, de Los Angeles, na Califórnia.
Confira o vídeo original, divulgado no próprio canal da empresa no YouTube, no dia 26 de outubro de 2019: Assista AQUI.
Aliás, repararam no nome que aparece no canto inferior direito do vídeo? Está escrito “Bosstown Dynamics“, uma vez que se trata de um “trocadilho” com o nome da “Boston Dynamics“! Portanto, além do soldado-robô não existir, o trabalho de computação gráfica não pertence a “Boston Dynamics”.
Voltando no Tempo
Em junho deste ano, esse mesmo estúdio divulgou um vídeo de um robô batendo em seres humanos! Assista AQUI.
O vídeo assustou tantas pessoas, que a empresa acabou liberando um outro vídeo explicando como eles tinham criado seu próprio robô, mas no mundo virtual!
Conclusão
Continua depois da publicidade 
Falso! Na verdade, esse soldado-robô é tão somente fruto da computação gráfica (CGI), ou seja, ele não existe no mundo real!  O vídeo divulgado pelo usuário, como se fosse verdadeiro, é apenas um trecho de um vídeo bem maior, mas que não passa de uma paródia criada por um estúdio chamado “Corridor Digital“, de Los Angeles, na Califórnia.
De qualquer forma, é bom deixar claro que não estamos dizendo que um soldado-robô semelhante, mas dessa vez de verdade, não venha a existir no futuro (a curto, médio ou longo prazo). Estamos dizendo apenas que esse soldado-robô, que acabou sendo disseminado através de diversos vídeos nas redes sociais (trechos do vídeo originalmente publicado pelo “Corridor Digital”) é meramente CGI!

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário