quinta-feira, 2 de junho de 2016

Prudentópolis é o que mais desmatou a Mata Atlântica no PR



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Élio Kohut (Intervalo da Noticias) Imagem: Divulgação/Ilustração



O Paraná está em 4º no ranking em desmatamento da Mata Atlântica, o levantamento é de 2014 a 2015 da SOS Mata Atlântica, junto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
São vários os municípios da região que aparecem nesta lista, como Prudentópolis está em primeiro lugar nesta lista no Paraná.
No Paraná o total de desmatamento foi de 1988 hectares da Mata Atlântica, sendo mais que o dobro do levantamento de 2013/2014. Onde a cada hectare equivale a um campo de futebol.
Confira os Municípios que mais desmataram:
1º Prudentópolis – 189 hectares;
2º Lapa – 163 hectares;
3º Pinhão – 123 hectares;
4º Bituruna – 113 hectares;
5º Cel. Domingos Soares – 79 hectares;
6º Guarapuava – 74 hectares;
7º Cruz Machado – 67 hectares;
8º Castro – 57 hectares;
9º Imbituva – 56 hectares;
10º Reserva do Iguaçu – 55 hectares;
Mais a pesquisa também divulgou que mais preservou a Mata Atlântica, e esses Municípios ficam no litoral como: Guaraqueçaba, Guaratuba, Antonina, Pontal do Paraná e Matinhos.
Este levantamento foi divulgado pela RPC TV.
O que é a Mata Atlântica:
A Mata Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro. Hoje os remanescentes de vegetação nativa estão reduzidos a cerca de 22% de sua cobertura original e encontram-se em diferentes estágios de regeneração. Apenas cerca de 7% estão bem conservados em fragmentos acima de 100 hectares. Mesmo reduzida e muito fragmentada, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes (17.000 espécies na América do Norte e 12.500 na Europa) e por isso a região da Mata Atlântica é altamente prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Em relação à fauna, os levantamentos já realizados indicam que a Mata Atlântica abriga 849 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 de mamíferos e cerca de 350 espécies de peixes. 

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.