quarta-feira, 20 de abril de 2016

Padre iratiense coordena missão na Guiné-Bissau



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: RÁDIO NAJUÁ Imagem: Paulo H Sava (Rádio Najuá)

O padre iratiense Mário Spak, secretário-geral do Conselho Episcopal Regional Sul II da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) coordena a missão “Palavra e Pão”, desenvolvida na Guiné-Bissau. O país se localiza na África Ocidental, tem uma população de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas – o que equivale a uma população ligeiramente menor que a de Curitiba –a língua falada é a portuguesa e as religiões predominantes são as tradicionais africanas e o islamismo, há uma minoria cristã e católica.
Ajuda para a evangelização
O bispo da diocese de Bafatá, onde fica Quebo, solicitou apoio dos padres paranaenses e dos missionários para arrecadar 20 mil bíblias. As poucas bíblias que eles dispõem foram trazidas de Portugal e são redigidas em português lusitano. Apesar de o português ser o idioma oficial, apenas cerca de 14% dos habitantes o compreende, em sua maioria, as crianças que frequentam escola. A maior parte da população (44%) fala a língua kriol, uma língua crioula derivada do português, os demais falam uma variedade de línguas africanas nativas.
“Vamos traduzir a bíblia – já está quase pronta a tradução – para a língua do povo, que é a língua crioula. Traduzindo a bíblia, vamos produzir a bíblia aqui no Brasil e transportá-las em contêiner. Já fizemos esta experiência, enviamos material para construção da casa dos funcionários, e deu certo”, conta. MATÉRIA COMPLETA.

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.