By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: UOL – Imagem: Divulgação
O site em português da rede alemã de notícias “Deutsche Welle'' fez um grande balanço da cobertura do impeachment de Dilma Rousseff na imprensa europeia. Segundo o portal, a mídia estrangeira fala sobre carnaval e “insurreição de hipócritas'' na votação do impeachment.
Leia abaixo alguns trechos traduzidos e selecionados pela “DW''
“Der Spiegel'' – Numa análise assinada pelo correspondente Jens Glüsing e intitulada “A insurreição dos hipócritas'', o site da revista afirma que o Congresso brasileiro mostrou sua “verdadeira cara'' e, com o uso de meios “constitucionalmente questionáveis'', colocou o “avariado navio Brasil'' numa “robusta rota de direita''.
“Die Zeit'' – O site do semanário alemão afirma que a votação na Câmara “mais parecia um carnaval'' e que uma pessoa desavisada que visse a sessão não poderia ter ideia da gravidade da situação. “Nesse dia decisivo para o destino político da sétima maior economia do mundo, o que se viu foram horas de deputados aos berros, que se abraçavam, tiravam selfies e entoavam canções'', relata o correspondente Thomas Fischermann.
“Süddeutsche Zeitung'' – O diário alemão destaca que “inúmeros parlamentares que impulsionaram o impeachment de Dilma são, eles próprios, alvos de processos por corrupção''. O correspondente Benedikt Peters lembra que o processo contra Rousseff é controverso e é considerado político. “Contra Dilma nenhum ato de corrupção foi comprovado.''
“The Guardian'' – O jornal britânico fala sobre um Congresso “hostil e manchado pela corrupção'' votou pelo impedimento da presidente. “Uma derrota esmagadora'', afirma o jornal, que também destaca a votação no plenário. “O ponto mais baixo foi quando Jair Bolsonaro, o deputado de extrema direita do Rio de Janeiro, dedicou seu voto a Carlos Brilhante Ustra, o coronel que comandou a tortura do DOI-Codi durante a era ditatorial'', e levou “uma cusparada do deputado de esquerda Jean Wyllys''.
“El País'' – O jornal espanhol diz que a aprovação do impeachment era mais do que esperada e que Dilma “está a um passo'' de ser tirada do poder. “Dilma Rousseff recebeu um empurrão, talvez definitivo, para sair da presidência do Brasil pela porta de trás da história'', diz o artigo. “Uma derrota completa para o governo e Rousseff.''
“Le Monde'' – O jornal francês destaca a “descida ao inferno de Dilma Rousseff'', dizendo que até as últimas horas “ela acreditou'' no voto dos 54 milhões de brasileiros que a elegeram em 2014. O jornal diz que o marketing do governo sobre a prática de “golpe'' contra a presidente não teve sucesso, apesar de boa parte dos deputados favoráveis ao impeachment também serem acusados de corrupção.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.