By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Banda B – Imagem: Divulgação
Segundo a mãe de Isabela, Suzankely dos Santos Pereira, de 28 anos, a criança perdeu os movimentos do corpo e agora está sedada e entubada com uma ventilação mecânica. “Há três anos, eu consegui, por ordem judicial, que o medicamento Orfadin e o leite Tyr Anamix fossem custeados pelo governo estadual. Mas, há alguns meses, o estado descumpriu essa ordem e, como eles demoraram para enviar uma nova licitação, a minha filha ficou pelo menos 60 dias sem os remédios que a mantinham viva e saudável, levando uma vida normal”, afirmou ela em entrevista à Banda B.
No momento, o estado da criança é estável, já que os medicamentos voltaram a ser disponibilizados. Isabela precisa tomar duas caixas do remédio por mês e todo o processo para importá-lo da Suécia, na Europa, para o Brasil custa cerca de R$ 200 mil.
“Eu sempre preciso ligar para a farmácia do governo e perguntar se eles têm ou não o medicamento. Nesse mês estava tudo certo, mas eu tenho medo de que falte de novo e a Isabela tenha que passar mais uma vez por esse sofrimento. Por isso, fiz o desabafo, que é o choro de uma mãe sem forças e que mantém a esperança de ver a filha linda e perfeita novamente”, concluiu ela. No Brasil, apenas 15 crianças foram diagnosticadas com tirosinemia.
A história da Isabela é contada por Suzankely por meio de uma página no Facebook.
Resposta do governo
Procurada pela Banda B, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que o processo de compra do medicamento em questão é uma licitação internacional, já que ele não tem registro na Anvisa, o que torna o processo bastante complexo. Durante todo o procedimento, a Sesa manteve contato permanente com o laboratório fornecedor para garantir a entrega no menor prazo possível, o que aconteceu no dia 8 de junho.
OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE
RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA
NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM
OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE
AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.