terça-feira, 28 de abril de 2015

Prudentópolis tem duas entra as dez maiores cachoeiras do Brasil



By: INTERVALO DA NOTICIAS
Texto: Amanari Blog Imagem: Divulgação

Marcos Mineiro divulgou em seu blog uma lista não oficial as 10 maiores cachoeiras do Brasil depois de muitas viagens pelo país. Abaixo podemos ver um mapa com a localização das cachoeiras visitadas distribuídas pelo Brasil.
Confira: 
1ª Colocação – Cachoeira do El Dorado – 353 metros
Localizada na Serra do Curupira-AM, reclama sua posição como a primeira colocada por possuir a maior queda livre de água do país.

2ª Colocação – Cachoeira de Fumaça – 340 metros
Localizada na maravilhosa Chapada Diamantina-BA, a cachoeira possui duas formas de ser vista. Por cima, percorrendo uma trilha de 3 horas até seu topo, ou por uma trilha que passa por baixo e por cima, com duração de 3 dias. Mineiro recomenda esta última.

3ª colocação – Cachoeira do Tabuleiro – 273 metros
Localizada no estado de Minas Gerais, a cachoeira fica localizada no município de Conceição do Mato Dentro. Para atingir a base da cachoeira, deve-se caminhar uma boa parte pelo leito do rio, tornando o passeio ainda mais inesquecível.
4ª Colocação – Cachoeirão – 270 metros
Passei o dia todo reclamando da chuva que caia no Paty, na Chapada Diamantina (BA). No decorrer da trilha comecei a ouvir um forte barulho de água caindo. De repente me deparei com o Cachoeirão que, por causa da chuva, contabilizava não somente uma, mas sim 12 cachoeiras, uma ao lado da outra. Simplesmente espetacular, fiquei igual criança quando ganha brinquedo novo! Não achei esta cachoeira em nenhuma lista mas, de acordo com o Cley (guia da região), ela possui 270 metros.

5ª Colocação – Salto São Francisco – 196 metros
Já falamos bastante dela em um post anterior sobre Prudentópolis. Uma linda cidade, de colonização Ucraniana, localizada no interior do estado do Paraná, que possui cachoeiras por todos os lados. O acesso à esta cachoeira, em particular, é bem difícil e longo mas vale a pena todos os perrengues. Além disso recomendamos fazer um rapel por lá!

6ª Colocação – Cachoeira Casca D’Anta – 186 metros
Localizada na Serra da Canastra-MG. Em alguns sites diz possuir 186 metros de altura, em outros, 200 metros. É um lugar que realmente vale a pena conhecer. Na verdade, a serra inteira é um lugar extraordinário de se conhecer.

7ª Colocação – Cachoeira da Água Branca – 180 m
Infelizmente eu não conheço essa ainda, no entanto, pela proximidade daqui de Curitiba creio que vou adicionar na lista da próxima viagem. A cachoeira fica no Parque Estadual da Serra do Mar em Ubatuba-SP.

8ª Colocação – Salto do Itiquira – 168 metros
Localizada no Parque Municipal do Itiquira, em Formosa-GO, a cachoeira possui acesso extremamente fácil ao turistas. Conta com estacionamento, lanchonete, etc. ou seja, tudo o que você (pelo menos eu) não quer ter por perto quando está em uma cachoeira.

9ª Colocação – Cascata do Caracol – 130 metros
Localizada no belíssimo Parque Estadual do Caracol, em Canela-RS. Para chegar até ela, deve-se descer 751 degraus e na volta, obviamente, subi-los. A Cascata do Caracol vale cada degrau, na verdade subiria 3 vezes ou mais essa altura para poder contemplá-la.

10ª Colocação – Salto São Sebastião – 130 metros
Voltando à Prudentópolis, encontramos a São Sebastião, uma linda cachoeira de 130 metros. É uma pena que eu não possa disponibilizar as minhas fotos da parte superior da cachoeira – quando o Seu Juca nos levou ao topo dela, quebrando (literalmente) os galhos, nos ensinando sobre as plantas da região e mostrando o caminho – afinal de contas, isso foi há 8 anos atrás e a minha câmera não era digital. De qualquer forma, o Camping mais bonito que uma pessoa pode ir (na minha opinião) tem a São Sebastião como visual.

Fica a dica para quem gosta de cachoeiras. Se visitar alguma que queira colocar na lista, é só escrever no comentário.
Fonte: MundoCrux

OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO DE RESPONSABILIDADES DO INTERVALO DA NOTICIAS. OS COMENTÁRIOS IRÃO PARA ANALISE E SÓ SERÃO PUBLICADOS SE TIVEREM OS NOMES COMPLETOS.
FOTOS PODERÃO SER USADAS MEDIANTE AUTORIZAÇÃO OU CITAR A FONTE

2 comentários:

  1. Olá!

    Estamos realizando a medição das cachoeiras gigantes que existem no Brasil.
    Posso garantir que o ranking acima já tem várias alterações.
    Nos acompanhem em www.facebook.com/cacahoeiras.gigantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      A maioria dessas cachoeiras tem medidas aproximadas. Vou gostar de conhecer as medidas carretas. Sou de Prudentópolis e fui uma das pessoas responsáveis pelo cadastro das nossas cachoeiras, enquanto secretária de turismo do município, de 1993 a 1995.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.